Ações no Vale do Pinhão vem estimulando o ambiente de inovação na cidade que se tornou a referência nacional em cidades inteligentes
Para recuperar o DNA inovador de Curitiba, um conjunto inédito de atores vêm se reunindo nos últimos dois anos: poder público, empresas, universidades, empreendedores e outras entidades resolveram somar forças para apostar no ambiente de inovação e desenvolvimento da capital. Dois desses agentes assumiram a dianteira do esforço coletivo: a prefeitura e o iCities, startup curitibana especializada em soluções inteligentes, que convenceu a FIRA Barcelona a realizar a edição brasileira do maior evento mundial de smart cities na capital paranaense.
Depois de reunir 5 mil pessoas no primeiro Smart City Expo Curitiba, a segunda edição – nos próximos dias 21 e 22 de março – promete trazer mais de 6 mil ao Expo Barigüi. A organização do evento no Brasil cabe ao iCities, tendo a prefeitura como parceira de primeira hora que já colhe os frutos em forma de reconhecimento internacional.
Em 2018, a cidade não só retomou o pioneirismo dos anos 1990, como também consolidou iniciativas do Vale do Pinhão – o ecossistema de inovação que se tornou o símbolo de cidade mais inteligente do país que Curitiba recebeu em setembro, de acordo com o ranking Connected Smart Cities.
Elaborado pela consultoria Urban Systems, o estudo avaliou cerca de 700 municípios para mapear os potenciais de desenvolvimento no Brasil. Além disso, o aplicativo “Saúde Já” foi campeão do Latam Smart City Awards 2018, premiação internacional do México. A cidade também foi finalista na premiação no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, agora em novembro, com o “Horta do Chef”, programa que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos a restaurantes locais.
A cidade se prepara também para dar um salto com a nova Lei de Inovação, sancionada em novembro de 2018 pelo prefeito Rafael Greca, que traz um arcabouço jurídico para a atuação do poder público na área de inovação. Ela estabelece ainda a criação do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação e as diretrizes para diminuir a burocracia e incentivar o relacionamento do ecossistema.
“O sucesso desse evento já credenciou Curitiba como a maior referência do Brasil em smart cities e um dos grandes nomes mundiais. Nessa segunda edição do Smart City Expo Curitiba, queremos realizar debates e exibir soluções em áreas como a saúde, educação, segurança e desenvolvimento econômico”, afirma o diretor e cofundador do iCities, Beto Marcelino.
Vale do Pinhão e Paiol Digital
Nos moldes das startups, que começam a operar quando ainda estão na fase de aperfeiçoamento de serviços e soluções, o Vale do Pinhão vem passando por ajustes desde 2017. “A proposta inicial previa tornar o bairro Rebouças, primeira área industrial de Curitiba, uma região referência em inovação. À medida que recebemos feedbacks de startups, universidades, grandes empresas, entidades de classe e aceleradoras, o conceito do Vale se expandiu para toda a cidade”, explica Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba.
A consolidação dos cinco pilares – educação empreendedora, incentivo à implantação de tecnologia (IOT), reurbanização focada na economia criativa, fomento (incentivos fiscais) e integração/articulação do ecossistema – foi acelerada este ano e a própria Agência Curitiba instituiu como meta ter ações concretas e complementares em cada um dos cinco eixos do Vale do Pinhão.
A Agência Curitiba promoveu a conexão do ambiente empreendedor e de inovação, através de fóruns, palestras, seminários e workshops. Foram mais de 70 eventos, que reuniram cerca de 7,6 mil participantes, com destaque para as sete edições do Paiol Digital, que transformou o Teatro Paiol em um fórum de apresentação de soluções que melhoram o dia a dia das pessoas.
Tecnoparque e Bom Negócio
Relançado pela Agência Curitiba, o Curitiba Tecnoparque, programa de fomento municipal, oferece desconto de 2% para 5% no Imposto Sobre Serviços (ISS) a empresas que investem em tecnologia e inovação na capital. São 84 empresas incentivadas pelo programa e mais de 20 projetos em processo de análise para adesão ao programa.
Em setembro, a agência passou a oferecer um novo programa de educação empreendedora, o Bom Negócio – Vale do Pinhão. Em parceria com 23 instituições da capital, entre universidades, entidades de fomento (Sebrae e ACP), especialistas em gestão e terceiro setor, a jornada empreendedora – dividida em aulas à distância e presenciais – preparou cerca de 800 pessoas para um novo olhar sobre gestão empresarial.
Sobre o Smart City Expo Curitiba 2019
Essa será a segunda edição do evento chancelado pela FIRA Barcelona, consórcio público formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona, e que é o organizador do Smart City Expo World Congress, maior evento do mundo sobre cidades inteligentes, realizado anualmente em Barcelona. O iCities, empresa curitibana especializada em soluções para smart cities, é a responsável pela organização do evento no Brasil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba e Vale do Pinhão.
O Smart City Expo Curitiba 2019 terá quatro temáticas principais: viabilizando tecnologias para cidades inteligentes; governança em cidades digitais; cidades criativas, sustentáveis e humanas; e planejando cidades inovadoras e inclusivas.
A área de exposição terá 35 empresas dos setores público e privado, exibindo soluções e inovações em áreas como iluminação pública, segurança, educação, saúde, saneamento básico, trânsito e urbanismo, entre outras. As 74 startups de Curitiba e região poderão exibir suas soluções e produtos e apresentar pitchs (palestras rápidas de, no máximo, 15 minutos) na Smart Plaza Vale do Pinhão, espaço da Prefeitura de Curitiba destinado a promover o ecossistema de desenvolvimento da cidade. O acesso à área de exposição será gratuito mediante inscrição prévia pelo site.
A área de congresso está preparada para receber mais de 1,6 mil pessoas. Serão três salas de conferências no Expo Barigüi, que receberão especialistas nacionais e internacionais das áreas pública e privada, assim como do terceiro setor, além de mais mostras paralelas. Eles trarão cases e provocarão debates sobre temas relacionados às smart cities, como planejamento urbano, mobilidade, governança, novas tecnologias e sustentabilidade.
O preço dos ingressos até o dia 20 de março é de R$1.350, enquanto nos dois dias de evento será de R$1.500. Estudantes pagam meia entrada mediante comprovação. A compra pode ser efetuada por meio do site oficial do evento, após a realização da inscrição.
Sobre o iCities
O iCities foi fundado em 2011 com a visão de um cenário em que as cidades tenham um papel muito mais proativo no desenvolvimento da sociedade. Dentre os projetos de maior relevância da empresa estão a vinda e organização do maior congresso do tema de smart cities de Barcelona para Curitiba – o Smart City Expo Curitiba -, o projeto de responsabilidade social iCities Kids, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o Observatório Brasileiro de Cidades Inteligentes em São Francisco, na Califórnia (EUA), e as consultorias para municípios Smart Cities Brasil.
Credenciamento
Os profissionais de imprensa interessados em realizar a cobertura do Smart City Expo Curitiba 2019 já podem realizar o credenciamento. Para acesso ao evento, que será realizado nos dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Barigui, em Curitiba, os profissionais devem encaminhar os dados abaixo para os e-mails: stephanie@talkcomunicacao.com.br andre@talkcomunicacao.com.br / marisa@talkcomunicacao.com.br
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Por Stephanie – Talk Comunicação
Imagem: Divulgação