Nos últimos anos, a cabeceira de cama passou a ser um dos itens mais versáteis da decoração do dormitório. Principalmente com a popularização das confortáveis camas-box, que permitem que o cliente escolha a cabeceira separadamente e de acordo com o seu gosto pessoal. A empresa Paschoal Ambrosio, fábrica de estofados Premium com 72 anos de história, que acompanhou muitas mudanças na maneira de pensar o décor do quarto, traz um guia com os aspectos básicos que devem ser pensados na hora de escolher este produto, ou então, para solicitar uma peça sob medida. Confira!
Tamanho
Hoje em dia, a cabeceira (seja de solteiro, casal, queen ou king) pode ganhar muito mais espaço do que simplesmente delinear a cama. Tudo vai depender do estilo ou necessidade do cliente. Sendo assim, é possível utilizá-la numa área maior, para valorizar as laterais (podendo até mesmo contornar os criados), ou verticalmente, até o teto, para criar mais impacto. Quando a cabeceira preenche toda a extensão da parede é geralmente chamada de painel. Assim, a orientação é conversar com um profissional especializado para verificar o que melhor se encaixa ao espaço escolhido, nem ficar exagerado.
Instalação
Ao optar por uma cabeceira maior, ou um painel, o cuidado com a entrada da peça na residência deverá ser redobrado, principalmente em caso de imóveis pequenos. Sendo assim, o ideal é que o produto seja feito em módulos com uma ou mais divisões, para que seja viável entrar no elevador e passar por portas e corredores mais estreitos.
Variedade: Cabeceira de veludo vermelho tacheada, modelo em veludo amarelo e de formas orgânicas, peça clássica em capitonê e, por último, cabeceira em seda com tachas nas laterais
Tecidos
A gama de tecidos existentes é bem variada, porém há aqueles que são mais pedidos, tais como couro, veludo, suede e linho. Dentre eles, o que possui a manutenção mais simples para o uso em cabeceiras é o couro, pois além da alta durabilidade, não absorve a oleosidade natural dos cabelos (que pode gerar manchas em outros materiais). Por fim, na hora da limpeza, dê preferência aos produtos naturais, pois substâncias químicas podem danificar a peça.
Confecção
Com relação às técnicas de confecção dos estofados, duas das mais famosas são a capitonê e a botonê, que agregam sofisticação e luxo à cabeceira. Outro recurso clássico muito utilizado é o uso de tachas nos tecidos para dar maior destaque.
Cores e Estampas
Para quem gosta de cores fortes é possível criar um contraste entre tonalidades vibrantes e neutras na combinação entre a cabeceira e a parede do dormitório. Já para quem busca algo mais discreto, pode harmonizar tons clássicos como branco, creme, bege ou marrom, por exemplo, com o modelo da peça.
Outra boa ideia é optar por uma cabeceira estampada, que traz alegria à decoração, de preferência com um ambiente mais clean (paredes e móveis). Por fim, também tente combinar a colcha de cama com o tecido da cabeceira, assim o quarto ficará mais harmônico.
Ambiente do escritório Zize Zink que aposta no colorido em composição com cabeceira e poltrona, ambas em veludo
“A cabeceira é um elemento que agrega diversas funções: torna a cama a protagonista do espaço, traz exuberância à decoração, e ainda, garante o conforto, como em momentos de relaxamento e de leitura antes de dormir. Dessa forma, é necessário que seu encosto tenha um toque leve, além de combinar perfeitamente com o estilo do cliente. A tapeçaria possui as características ideais para criar um quarto aconchegante, com peças fofinhas, arredondadas e tecidos macios”, afirma Luiz Ambrosio, diretor de experiências da marca.
Cabeceiras e outros estofados sob medida
Para quem prefere uma peça exclusiva, pode recorrer a um serviço especializado, que consiste na fabricação de um móvel sob medida, como uma alfaiataria. É o caso da Paschoal Ambrosio, com expertise no tema há três gerações. Características como medidas, formatos, materiais, estampas e revestimentos, que normalmente seguem padrões de mercado, podem ser encomendados de forma personalizada, com foco nos detalhes.
Sobre a empresa Paschoal Ambrosio
Criada pelo italiano Paschoal Ambrosio, no ano de 1947, o diferencial da marca consiste no serviço premium que oferece, ou seja, na construção de móveis estofados feitos sob medida, uma “tapeçaria boutique” que prima pela qualidade e experiência do cliente. Entre as peças confeccionadas estão sofás, poltronas, cadeiras, pufes, cabeceiras e chaises, em que há enorme cuidado com os detalhes e os acabamentos. A empresa, localizada no coração do bairro do Bixiga, atravessou gerações, se modernizou e seguiu as tendências do mercado, sem nunca esquecer da sua essência.
Serviço:
Paschoal Ambrosio
Rua Major Diogo, 751, Bela Vista – São Paulo
Telefone: 11 3105 6639
www.paschoalambrosio.com.br
@paschoal_ambrosio
Por Karina Monteiro
Imagens: Evelyn Muller / Cacá Bratke