Grupo Náutica anuncia edição inédita, com barcos na água, esportes aquáticos, ações solidárias, transmissão ao vivo, mais de 70 embarcações e 40 expositores; iniciativa é assegurada por protocolos de segurança sanitária
O Grupo Náutica anuncia oficialmente a 23ª edição do São Paulo Boat Show, maior evento náutico da América Latina. De forma inédita, em formato presencial e virtual, a feira acontece entre os dias 19 e 24 de novembro, direto da Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Tradicionalmente, o Boat Show é o palco principal para a apresentação das novidades, lançamentos e inovações do mercado náutico para o público, incluindo embarcações como lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e uma série de produtos e acessórios relacionados ao segmento.
Ao todo, o evento contará com mais de 20 fabricantes de barcos, que vão disponibilizar mais de 70 embarcações. Diferentemente dos outros anos, pela primeira vez o São Paulo Boat Show exibirá os barcos na água, ao longo da extensão da raia, proporcionando uma experiência exclusiva e inovadora. A iniciativa ainda estará recheada de atrações, incluindo a demonstração, o incentivo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos no próprio canal da universidade. Entre os destaques estão canoagem, remo, vela, SUP (stand up paddle), wakeboard e a construção de dois barcos em tempo real.
—————————————————————————————————————————————————————
VEJA: A.I. Aqua é eleita a cor do verão 2021 pela WGSN
—————————————————————————————————————————————————————
“Como principal referência do setor e um dos grandes eventos da cidade, entendemos a importância de seguir com a edição desse ano e, com todos os cuidados necessários, pensar uma nova forma de realizá-la. Vamos proteger a saúde de todos e continuar fazendo o nosso papel frente aos mercados náutico e de eventos, gerando empregos e movimentando a economia”, ressalta Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show. “A universidade foi, desde o início, muito receptiva nas tratativas, entendendo o projeto, o momento e a relevância de uma feira deste porte para trazer benefícios ao local. Queremos deixar um legado para a sociedade, trazendo ainda mais visibilidade à Raia da USP. Vamos torná-la um cartão postal náutico da cidade”, completa Thalita Vicentini, diretora geral do evento.
Os organizadores veem sinergia nessa associação, uma vez que o Grupo Náutica é o idealizador do “Por Uma Cidade Navegável”, projeto que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da despoluição e os benefícios de recuperar rios urbanos. A Raia Olímpica da USP fica em frente ao Rio Pinheiros, cuja promessa de despoluição está marcada para final de 2022.
O Boat Show é a principal iniciativa de fomento ao setor náutico brasileiro, responsável pela geração e manutenção de milhares de empregos por ano, sendo uma importante atividade econômica para o país. A cada nova embarcação vendida, a cadeia emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. Ou seja, a cada mil unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.
Com investimento de mais de 10 milhões, o São Paulo Boat Show terá cerca de 40 expositores, além dos estaleiros. São marcas e empresas de diversos segmentos dos mercados náutico e de luxo, as quais vão garantir conteúdo, entretenimento e lazer ao público. À exemplo disso, a parceria pelo segundo ano consecutivo com o Motorgrid Brasil, grupo responsável pelo maior encontro de carros superesportivos de luxo e que estará presente com mais de 400 modelos exclusivos; e também a participação da Artefato, idealizadora da Casa Náutica, um estande flutuante. A feira ainda terá iniciativas solidárias, uma delas em parceria com a CUFA.
Em 2019, o Boat Show São Paulo movimentou R$ 220 milhões em negócios, resultado que inclui a comercialização de 250 embarcações. Embora esteja previsto um menor número de pessoas circulando presencialmente em 2020, em respeito aos protocolos de segurança, estima-se que essa edição movimente mais de R$ 260 milhões – um crescimento de 20%, pautado pelo ritmo do mercado. Além de comparecer no local, o público também poderá acompanhar a iniciativa virtualmente, já que os seis dias serão transmitidos em tempo real, por meio do canal www.youtube.com/revistanautica e das demais plataformas digitais do grupo.
Impactado pela pandemia do novo coronavírus, o setor náutico viu as vendas voltarem a aquecer durante a segunda quinzena de maio, quando os consumidores, atentos às necessidades de distanciamento social, buscaram alternativas que os permitissem manter a qualidade de vida e o convívio familiar de forma segura. As atividades náuticas, nesse sentido, se apresentam como uma excelente opção. “O Brasil é composto por mais de 7.500 quilômetros de litoral e 60 mil quilômetros de águas interiores navegáveis. Somos um dos países com maior potencial para o turismo náutico”, finaliza Ernani Paciornik.
Protocolos de Segurança
Em 2020, diante da pandemia, algumas mudanças significativas foram necessárias para a realização do São Paulo Boat Show. A primeira delas, a postergação da data, anteriormente marcada para setembro. Além disso, a migração do São Paulo Expo para a Raia da USP, possibilitando uma iniciativa outdoor, mais segura e inovadora.
O evento acontecerá dentro das normas estipuladas por lei, respeitando também o Plano SP. A feira seguirá recomendações da Vigilância Sanitária e demais órgãos envolvidos, com protocolos de segurança que protejam a saúde e o bem-estar de todos os participantes.
Para isso, seguirá quatro pilares de atuação: comunicação, com promotores responsáveis por informar o público sobre as medidas, além de materiais informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de higiene e segurança, com equipe de limpeza especializada e oferecimento de álcool gel em todos os espaços do evento.
Serviço
23ª edição do São Paulo Boat Show
Raia Olímpica da Universidade de São Paulo – Av. Professor Mello de Morais nº 1382, Butantã – São Paulo
19 de novembro (quinta-feira), das 15h às 22h
20 de novembro (sexta-feira), das 15h às 22h
21 de novembro (sábado), das 13h às 22h
22 de novembro (domingo), das 13h às 22h
23 de novembro (segunda-feira), das 15h às 22h
24 de novembro (terça-feira), das 15h às 22h
Ingressos: R$ 70 público geral | R$ 35 pessoas acima de 65 anos | R$ 5 pessoas com deficiência (PCD)
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é a principal empresa relacionada ao fomento do setor náutico brasileiro, com frentes em comunicação, infraestrutura e eventos. O grupo é detentor da Revista Náutica, pioneira e líder absoluta; do Boat Show, maior evento náutico da América Latina, com edições em São Paulo e no Rio de Janeiro; da Metalu, uma das maiores construtoras de píeres do mundo; e da Ilha dos Coqueiros, espaço de eventos localizado na região da Costa Verde de Angra dos Reis, no RJ. É também iniciativa do Grupo Náutica as ações de responsabilidade social “Só Jogue na Água o que Peixe Pode Comer” e “Por Uma Cidade Navegável”, além dos principais guias de turismo náutico do país.
Por Marcela Branco
Imagem: Divulgação
Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824, por e-mail no redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.