A cadeia hoteleira vai fomentar a criação de produtos turísticos mais sustentáveis, que irão melhorar a competitividade a longo prazo e colaborarão com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Naturais, e com municípios da região
A Bahia Principe Hotels & Resorts, marca líder em resorts all-inclusive com propriedades no Caribe e na Espanha, dará início, a partir do próximo ano, a uma estratégia ambiental que permitirá posicionar Samaná, na República Dominicana, como um destino ecológico reconhecido internacionalmente. O projeto inclui acordos com diversos atores regionais e nacionais, além do programa develoPPP, promovido pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, e será implementado em Samaná pelo Grupo Piñero e pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (GIZ).
Pablo del Toro, responsável pela Gestão Ambiental no Grupo Piñero, assegura que “esta iniciativa em Samaná está alinhada ao compromisso do Grupo em estabelecer alianças estratégicas para a melhoria da biodiversidade nos destinos onde atua. Graças ao apoio do Governo da Alemanha e da GIZ está sendo possível desenvolver este projeto importante para a população local e para a rica biodiversidade da área. A empresa busca ser estratégica, propondo um projeto que atenda às principais necessidades ambientais existentes, como é o caso da gestão de resíduos, envolvendo atores locais para que sejam o motor de mudança que permitirá a diferenciação e o posicionamento do destino como um lugar biodiverso, limpo e sustentável”.
A estratégia de promoção e fomento da biodiversidade em Samaná será apoiada por meio de acordos com instituições e com a administração pública. Desta forma, propõem-se a colaboração com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana. Com eles, serão implementados programas de educação e conscientização sobre biodiversidade, realizados nas propriedades Bahia Principe Hotels & Resorts e nas escolas públicas de Samaná participantes do projeto.
Além disso, contará com o Ministério do Meio Ambiente e com o Centro para Conservação e Ecodesenvolvimento da Baía de Samaná e arredores (CEBSE) para conduzir experiências piloto em reabilitação e restauração de bacias, monitoramento da biodiversidade da região e desenvolvimento de atividades sustentáveis em áreas de abundante riqueza natural.
“Esperamos que mais empresas invistam em biodiversidade levando em conta a importância na tomada de decisões estratégicas. Estamos contentes pelo Grupo Piñero ter se comprometido em transformar Samaná em um destino consciente em relação à conservação e ao uso sustentável do capital natural, envolvendo diversos setores para garantir a sustentabilidade do projeto”, disse Svenja Paulino, diretora do programa “Biodiversidade e Negócios”.
Por fim, a iniciativa também inclui uma parceria público-privada para a gestão adequada de resíduos, que será realizada em três municípios de Samaná (com projeto piloto em um deles), em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais, ONGs locais e empresas especializadas em reciclagem.
Sobre a República Dominicana
A República Dominicana é um destino muito especial e exclusivo, reconhecido mundialmente pelas atrações inusitadas, pela rica cultura, confortos e pelo clima perfeito durante todo o ano. Facilmente acessível em voos diretos da maioria dos principais aeroportos, o país agrada celebridades, casais e famílias. De trilhas para praias desconhecidas e campos de golfe de classe mundial, na República Dominicana é possível se sentir renovado nas luxuosas e diversas acomodações, explorando relíquias antigas de séculos passados, desfrutando da comida típica e de aventuras de ecoturismo nos magníficos parques nacionais, montanhas e rios.
Rodeada pelo mar do Caribe ao sul e pelo Oceano Atlântico ao norte, a República Dominicana oferece uma variedade de esportes, atividades de lazer e entretenimento, além de experiências culturais únicas, como a dança, festas de carnaval e outras especialidades dominicanas, como charutos, rum, chocolate, café, âmbar e larimar (pedra rara e exclusiva do país). Entre a aventureira Puerto Plata, a exuberante Samaná, a histórica Santo Domingo, a ensolarada Punta Cana, a luxuoso La Romana e a alegre Barahona, há um país em que cada região tem muito a oferecer para qualquer viajante e orçamento.
Além das experiências inexploradas de costa a costa, o país também tem uma reputação mundial por seu povo caloroso e hospitaleiro. Com oito aeroportos internacionais e nove zonas ecológicas diferentes, nunca foi tão fácil ou interessante explorar a República Dominicana. Para mais informações e para começar a planejar sua viagem, visite o site oficial do Ministério do Turismo da República Dominicana em: http://www.godominicanrepublic.com/pt-br/.
Por Carolina Brisolla Burzaca
Imagem: Divulgação