A Open VC é uma financeira de perfil jovem e localizada na Vila Madalena, em São Paulo. O desafio do escritório TRIA Arquitetura, que tem à frente as arquitetas Marina Cardoso de Almeida e Sarah Bonanno, para esse projeto, foi o de levar uma atmosfera de open office para o espaço corporativo, respeitando privacidade, integração e a identidade do escritório.
As diretrizes do cliente eram três: obra rápida, de low budget e que contemplasse cores neutras para o interiores. Tendo isto, as arquitetas escolheram cores apenas para locais pontuais e introduziram plantas naturais para criar um clima aconchegante de trabalho. Com a premissa de ter um perfil de loft, o programa foi elaborado de maneira que os ambientes segregados ficassem no andar de cima. Assim, conseguiram deixar o 1o andar todo integrado através de uma estante metálica vazada, proporcionando ao cliente uma visão integral do espaço. Essa estante funciona como um percurso e une os dois andares uma vez que vence o pé-direito duplo, permitindo integração e privacidade aos colaboradores.
Com essa integração, as arquitetas viram a necessidade de incluir um phonebooth para ligações privadas ou para momentos de concentração. Utilizaram um tecido especial em todas as paredes e forro para garantir a perfeita acústica.
Na área do staff, foi desenhada uma bancada sob medida em marcenaria para otimizar o espaço e estações de trabalho e também para fugir da disposição de um funcionário em frente ao outro, evitando a monotonia e permitindo uma conversa. Para ampliar o ambiente, a escada preta foi pintada de branco com o objetivo de camuflá-la no espaço e também foi utilizado o mesmo acabamento de cimento em todos os pilares para criar uma unidade.
O mobiliário tem um papel importante na composição estética do ambiente. As estações de trabalho em chanfro, além de romperem a configuração padrão, também dão um novo ritmo à concepção do layout. Além disso, o armário que guarda os itens de escritório dispensa o uso de puxadores por causa de seu sistema fecho-toque. Essa solução traz um novo significado às portas que passam a compor o desenho de um painel.
FICHA TÉCNICA
ESCRITÓRIO OPEN VC
ARQUITETURA: TRIA ARQUITETURA
EQUIPE: SARAH BONANNO E MARINA CARDOSO DE ALMEIDA
DESIGN DE INTERIOR: TRIA ARQUITETURA
CIDADE: SÃO PAULO
ANO: 2017
LUMINOTÉCNICA: SMART ILUMINAÇÃO
E-MAIL: tria@triaarquitetura.com.br
FOTOS: Alessandro Guimarães
FORNECEDORES:
LUMINOTÉCNICA: Smart Iluminação
OBRA: Padula Engenharia
MARCENARIA: Omni
MOBILIÁRIO: Fernando Jaeger + outros
TRIA ARQUITETURA
Traz em seu DNA um olhar criativo e cosmopolita da arquitetura, buscando aliar estética e função de forma personalizada. Por trás dos projetos que cria estão pessoas reais – e profissionais – que têm como princípio praticar a empatia, tentando captar o perfil, a rotina e os desejos de cada cliente sempre a partir de um olhar minucioso de cada novo desafio. Trabalha com diversas escalas, entre elas residencial, comercial, varejo e interiores e tem como diferencial o acompanhamento de todo processo – projeto, acompanhamento de obra, decoração e produção -, buscando traduzir aquilo que se sente em Arquitetura. Primam ainda pela qualidade e detalhamento do projeto a partir de um raciocínio eficiente (tempo, custo e qualidade). A equipe é formada pelas sócias Marina Cardoso de Almeida e Sarah Bonanno e conta com mais três arquitetos para garantir um suporte total ao cliente. O escritório tem cinco anos de mercado e mais de 90 projetos em seu portfólio.
Acesse:
Instagram: @triaarquitetura
Facebook: www.facebook.com/triaarq
Site: www.triaarquitetura.com.br
Por Livia Esteves – Cobogó Relações Públicas
Imagens: Divulgação