Um time renomado de profissionais se inspirou na sétima arte para compor seus ambientes no showroom da marca, localizado em um dos principais polos de design de São Paulo
A Artefacto D&D anuncia mostra Decor+Cinema, que entra em cartaz a partir de 4 de maio, com ambientes inspirados em sucessos de bilheteria. Para essa edição, a Artefacto convocou um elenco de peso, entre arquitetos e designers de interiores, que assinam oito ambientes, além do showroom, para apresentarem novas propostas utilizando os itens da coleção 2018, com a mesma qualidade, sofisticação e confiabilidade que fizeram da marca ícone em mobiliário de alto padrão no Brasil e no exterior. A diversidade dos estilos e temas abrange e se encaixa em todos e nos mais variados gostos, do suspense a animação, revelando o que há de mais exclusivo para quem procura o melhor, unindo bom gosto, novidades e tendências em matéria de lifestyle.
Os espaços levam a assinatura de um time estrelado, entre eles Andrea Gonzaga, Alice Martins e Flavio Butti, Camila e Antônio Figueiroa, Cilene Lupi, Deborah Roig, Marco Benedetti, Maithia Guedes e Silvana Lara Nogueira. As histórias e contextos do cinema criam o desejo de ter em casa um pouco do cenário retratado nas telonas, e a Mostra Artefacto D&D Decor+Cinema imprime e oferece essa possibilidade para seus clientes. Para esse ano foram escolhidos Janela Indiscreta, Suits – a série, Bonequinha de Luxo, A Forma da Água, O Diabo Veste Prada, Frozen, Meia-Noite em Paris e O Poderoso Chefão.
Se para os irmãos Louis e Auguste Lumière, conhecidos como pais do cinema, a arte era fadada ao fracasso, refletido na famigerada frase de Louis “O cinema é uma invenção sem futuro”, a história mostra, mais de 120 anos depois, muito ao contrário, e prova que, independentemente do estilo, narrativa ou gênero, seja de ficção ou de cunho documental, o cinema é parte da vida das pessoas, marca momentos e traz lembranças. E, para a Mostra Artefacto 2018, a estética ‘cinéfila’ vai compartilhar o estilo de instigantes personagens, harmonizando o lado criativo e artístico da sétima arte com os conceitos da marca, realçando a elegância entre o design e qualidade das peças Artefacto.
Ambientes:
Alice Martins e Flávio Butti
Os arquitetos Alice Martins e Flávio Butti elegeram o suspense ‘Janela Indiscreta’ de Alfred Hitchcock para criar um espaço que resgata o clássico dos anos 1950 aliado ao estilo contemporâneo. Com uma grande janela com vista para o pátio e vizinhos, o ambiente imprime o cenário do filme e promove a interação entre as pessoas. O destaque fica por conta do mobiliário Artefacto e das cores preto, branco e cinza que remetem ao clima vintage do filme.
Andrea Gonzaga
A fim de retratar o modo de vida urbano do americano, principalmente do nova-iorquino, a arquiteta Andrea Gonzaga reproduz o apartamento do advogado Harvey Specter, personagem principal da série ‘Suits‘ da Netflix. Chama a atenção, a integração de todos os ambientes, entre os quais o escritório, a sala de estar, a sala de jantar e o dormitório. A escolha de acabamentos sofisticados e de tons claros nos tecidos, revestimentos e madeiras reflete a proposta e reproduz o tom dramático da série.
Camila Figueiroa e Antônio Figueiroa
Camila e Antônio Figueiroa, pai e filha, apresentam sua primeira mostra Artefacto juntos e criam um ambiente inspirado no clássico ‘Bonequinha de Luxo‘. A personalidade de Holly, personagem estrelada pela atriz Audrey Hepburn, é reproduzida nos espaços que mesclam elementos elegantes com outros mais extrovertidos. Por ser um loft aberto, além de trabalhar com a fluidez de circulação, foi usado um biombo para separar o ambiente íntimo do social, respeitando a privacidade do quarto. A escolha por produtos femininos favorecem o bem-estar com um toque a mais de sofisticação e conforto, que conversa com a paleta de cores que destaca os tons de “azul Tiffany” presentes no espaço.
Cilene Monteiro Lupi
Cilene Monteiro Lupi escolheu o filme ‘A Forma da Água‘ instintivamente e, a partir daí, buscou representar a força da protagonista de forma fluída. Com a intenção de homenagear o filme e criar um ambiente real, a arquiteta compôs os detalhes de forma conceitual, sem tornar o espaço o reflexo de um cenário. A iluminação principal se dá por círculos iluminados, os quais representam as bolhas de ar, desenhando formas na água. A paleta de cores varia entre o verde e azul em suas mais diversas tonalidades e o destaque fica por conta das obras de arte e do mobiliário com suas formas curvas.
Deborah Roig
Deborah Roig cria um elo entre moda e arte e homenageia o filme ‘O Diabo Veste Prada‘. Agregando aconchego e funcionalidade, a arquiteta utiliza formas orgânicas no ambiente de 46m² que é composto por um grande living e uma sala de jantar. As peças étnicas e obras de arte em tons neutros e terrosos remetem à elegância e modernidade do filme.
Maithiá Guedes
Maithiá Guedes com sua paixão pela Disney se dedicou à pesquisa da animação musical ‘Frozen‘. A Escandinávia e a Noruega serviram de referência para a construção de um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo descontraído. Uma das prioridades era que o espaço promovesse uma convivência integrada, com o living ligado a sala de jantar por meio de um sofá modular. A paleta de cores é monocromática, com o branco remetendo as geleiras e icebergs e tons de azul que remetem o céu e a água.
Marco Aurélio Benedetti
A concepção do ambiente de Marco Aurélio Benedetti se deu inspirada no filme ‘Meia-noite em Paris’, de Woody Allen. Por se tratar de um espaço multifuncional, com sala de estar, dormitório, área de refeição e hall de entrada, o arquiteto projetou um layout simples e despojado. Além disso, buscou imprimir uma atmosfera Art Déco com a escolha do mobiliário e itens de decoração, sendo alguns objetos do acervo pessoal de Marco. A iluminação mais discreta e as cores, transitando nos tons terrosos, retrata a proposta do filme.
Silvana Lara Nogueira
O loft de Silvana Lara Nogueira homenageia o filme ‘O Poderoso Chefão‘. O espírito do filme é percebido no ambiente com o uso de tons fortes e sóbrios das cores, dos quadros e fotografias que escolheu para decorar as paredes, e dos detalhes que usou na produção. A mistura do azul marinho, cinza e caramelo em diferentes materiais e texturas remetem aos cenários da premiada trilogia.
Serviço
Inauguração: 4 de maio das 12h30 às 15h
Abertura para o público: 5 de maio
Local: Artefacto D&D | Av. das Nações Unidas, 12.555 – Piso Térre | São Paulo
Por Clara Navarro
Imagem: Salvador Cordaro