Recém-inaugurado em Manaus, empreendimento valoriza a arquitetura original e tem vista para o histórico Teatro Amazonas
Bem-estar, conforto, acolhimento e o frescor da natureza são as premissas do trabalho da arquiteta Debora Aguiar, referência no conceito eco-luxury que assina importantes projetos hoteleiros no Brasil e no exterior. O mais novo empreendimento é o hotel-boutique Juma Ópera, em Manaus, um sofisticado complexo formado por casarões tombados e novos prédios que seguem o mesmo estilo arquitetônico original.
Localizado em frente ao histórico e imponente Teatro Amazonas, obra-prima erguida em 1896, durante o Ciclo da Borracha, período em que Manaus vivenciava o clima da Belle Époque, o hotel traz referências históricas desta cena urbana moldada à europeia, notadamente francesa, e mantém suas características arquitetônicas.
Ficou a cargo de Debora Aguiar o projeto de decoração de interiores, sendo 41 acomodações, incluindo a suíte presidencial, a recepção com lobby e bar lounge, o restaurante e o rooftop com piscina, além da academia e dos espaços para reuniões e eventos, um projeto que aposta na sofisticação e no equilíbrio com as antigas construções do entorno.
A arquiteta criou um conceito contemporâneo para trazer a renovação e a modernidade de forma atual, elegante e sofisticada, valorizando a arquitetura existente.
Para isso, apostou no uso de madeiras em toras ripadas em tom mel, fibras e tons suaves, como crus, beges e cinzas. As cores são pontuados por tons de verde, como folha, musgo e cipó, e tons de terra, como argila, mangue e igarapé. Outro ponto importante foi a seleção de quadros que retratam a história e a cultura indígena, bem como a beleza da fauna e flora da Amazônia.
O uso de fibras naturais se faz presente nas luminárias e nas composições de painéis decorativos que valorizam o artesanato local, com balaios, leques e artefatos indígenas. O material também surge nas cabeceiras em uma tonalidade terrosos para trazer acolhimento.
No lobby e suítes, grandes pórticos ganham uma pintura metalizada fosca marrom com luz indireta. Destaque também para as luminárias com design assinado por Debora Aguiar. Painéis em madeira ripada, além de mobiliário e iluminação de design contemporâneos completam a decoração dos espaços.
No coração do hotel, o restaurante foi projetado em um elegante gazebo de vidro com a vista privilegiada do teatro, tendo como destaque os pendentes em fibra com formatos e tamanhos variados, que trazem aconchego e poesia ao ambiente.
“Tivemos o cuidado de unir o antigo ao novo criando contrapontos entre os diversos elementos, e explorando os temas da natureza, da floresta e dos povos indígenas, seja no artesanato, nos materiais de reaproveitamento, nos tecidos e tramas, nos quadros com fotos especiais que retratam estes temas”, diz a arquiteta.
Sobre a arquiteta
Sob o conceito de uma vida que prima bem-estar, conforto, aconchego e natureza, a arquiteta Debora Aguiar há mais de 25 anos projeta esse modo de vida em residências, hotéis, escritórios, restaurantes e outros ambientes corporativos e comerciais no Brasil e em diversos países. Seu estilo muito próprio de projetar espaços, pensando no convívio dos usuários, na circulação de pessoas, na privacidade do local onde habita ou trabalha, ambientes de lazer e descanso e a utilização de soluções ecologicamente corretas – tendo plantas, árvores e flores sempre presentes nos ambientes -, transformou-se em uma marca registrada da arquitetura e design de interiores nacional e internacional.
Debora Aguiar
Rua Canadá, 139 – Jardim América – São Paulo.
Tel.: (55.11) 3889-5888
Hotel-boutique Juma Ópera
Rua 10 de Julho, 481 – Manaus – AM.
Tel.: (92) 3232-2707
Por Diego Miguel
Imagem: Divulgação