SOCIAL
To Top

Arquiteto e especialista em análise comportamental, Leandro Rhiaff se destaca no Rio de Janeiro com projetos exclusivos e humanizados

‘É preciso que a arquitetura seja personalizada a ponto de todos perceberem que aquela casa tem assinatura, que é linda, que foi feita por mim, mas principalmente que ela foi feita para aquele cliente especial’, afirma o profissional

Leandro Rhiaff fugiu do lugar comum da arquitetura e desenhou seu próprio estilo de desenvolver projetos residenciais: a exclusividade. Para garantir a melhor compreensão de cada cliente, o arquiteto e urbanista se especializou em conhecer e entender melhor a necessidade de seus clientes, e se formou também em coaching, afirmando que sem a percepção humana, a arquitetura torna-se apenas um amontoado de técnicas. Fez desse o seu diferencial:

“Me considero um profissional diferenciado porque minha principal preocupação vai muito além da construção. Todos temos questões do passado, na infância, que são refletidas na nossa forma de viver hoje. Então fiz uma formação em análise comportamental para dialogar com o meu cliente. Uma arquitetura que leve em consideração o fator humano, essa sim é a verdadeira arquitetura. Cada cliente é exclusivo”.

Carioca de 37 anos, Leandro formou-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro há 13 anos, mas sua paixão pela arquitetura vem desde a infância. Com apenas 10 anos, seus desenhos começaram a chamar a atenção de amigos e familiares. “Desde então, tive certeza de que me tornaria arquiteto”, relembra, afirmando que foi tão certo de sua escolha que prestou apenas um vestibular para o curso e universidade que desejava.

Hoje, com mais de 80 projetos concluídos, Rhiaff carrega em seu currículo a especialização em Arquitetura de Luxo, formação completa em Coaching, formação em Análise de Perfil Comportamental e palestrante. “Amo a minha profissão. É um sonho realizado. Costumo dizer que a Arquitetura não é o meu trabalho, é minha maior terapia, diversão, um prazer diário. Cada projeto é trabalhado com a mesma dedicação e entrega”.

Tempo de ficar em casa

Em tempos de pandemia onde o mundo parou para ficar em casa, o lar se tornou o escritório, a área de lazer, a sala de aula e o espaço de descanso. Com isso, transformar o ambiente no mais agradável possível tornou-se prioridade e aqueceu o mercado da arquitetura mais do que nunca. Leandro afirma que o impulso no mercado foi notório, e que houve uma grande mudança de paradigmas nos clientes.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Painéis ripados de madeira estão com tudo

————————————————————————————————————————————————————————

“O que antes era apenas um ambiente para morar, dormir, descansar, agora é feito para viver em todos os sentidos. Ficou mais claro para os clientes que é preciso conforto e privacidade em seu ambiente residencial/multiuso”, diz.

Nada óbvio

Tendo a exclusividade como palavra de ordem, foi necessária muita sensibilidade para perceber e desenvolver as particularidades de cada cliente. Para Leandro, os anos de experiência o fizeram ver o impacto que seu trabalho causaria no sentimento de realização de cada um. “Vi que os clientes chegavam a mim com a perspectiva de viver na casa dos sonhos” e dessa forma despertou seu lado cada vez mais humanizado.

“Com o tempo, desenvolvi minha capacidade de elaborar projetos considerando aromas, sensações, os sons internos e externos, as memórias, paisagens, ou seja, tudo o que pode afetar os sentidos dos meus clientes”, e desta forma, projeta residências completamente fora do óbvio para o público residencial de alto padrão.

Mas o conceito de exclusividade tem se tornado cada vez mais deturpado atualmente, caindo no “mais do mesmo”, afinal, quando todos querem ser exclusivos, ninguém mais é. E é justamente deste lugar comum que Leandro sai quando trata seus clientes como indivíduos de fato únicos. “Não acredito que qualquer casa valha para uma pessoa e muito menos que todas as casas sejam para qualquer pessoa. No meu mundo ideal, a arquitetura que se adapta ao cliente”, afirma.

Realizar sonhos

Muito além de boas técnicas como desenhar uma iluminação incrível em ambientes arejados, por exemplo, o objetivo de Rhiaff é fazer com que cada pessoa se sinta de fato em casa ao entrar em um ambiente projetado por ele e isso torna a entrega do projeto um dos momentos mais especiais. “Cada cliente me emociona com sua história, por me deixar conhecer seus sonhos e influenciar nessa rotina, me deixando participar de suas realizações, melhorando mais ainda a qualidade de suas experiências diárias., diz, e afirma que é emocionante entregar um projeto.

“Não tem como não me emocionar quando entrego uma obra ou projeto e vejo os olhos de meus clientes lacrimejando. Por alguns meses, o sonho de meu cliente é meu sonho. Sinto-me realizado, grato, feliz, com um sentimento de missão cumprida”.

Tendência A+

Mesmo que cada projeto seja único, sempre existem as tendências do momento e na hora de projetar uma casa, não é diferente. De acordo com o arquiteto, o momento entre o público de alto padrão tem sido para investir em salões de banho e belíssimos espaços gourmet. Além disso, mais do que nunca tornar o ambiente sustentável e integrado ao meio ambiente tem se tornado uma prioridade.

Quanto aos materiais, o imprescindível como sempre, é que sejam de qualidade. Mas Leandro adianta que madeira, vidro e aço estão super em alta, mas que não devem engessar o projeto. “Nem toda casa totalmente em vidro ou madeira, por exemplo, são boas arquiteturas”.

 

 

Por Lucas Pasin – Nobre Assessoria

Imagem: Priscila Rabello / Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.