Rose Guazzi é reconhecida por seus trabalhos e pesquisas voltados para a sustentabilidade
A arquiteta Rose Guazzi recebeu o título de Cidadã Honorária de Curitiba. A homenagem foi proposta pelo vereador Pier Petruzziello, da Câmara de Vereadores de Curitiba, em reconhecimento aos trabalhos e pesquisas realizadas pela homenageada no seguimento de arquitetura sustentável.
Arquiteta há 29 anos, Rose iniciou sua carreira profissional em Londrina, onde nasceu. Em 2003, iniciou as pesquisas em sustentabilidade, mostrando a sua importância na arquitetura e na construção civil. Em 2008, Rose foi convidada para coordenar o projeto Mueller Ecodesign Social, em parceria com o arquiteto e paisagista Marcelo Calixto. Esta ação, nos primeiros seis anos, desenvolveu ambientes sustentáveis assinados por profissionais de arquitetura e design de interiores. Em 2014, o projeto ganhou um viés social, revitalizando casas e lares sociais, que abrigam jovens e crianças em vulnerabilidade.
“Quanto mais eu estudava o assunto ligado à sustentabilidade, mais eu compreendia que não era possível deixar de lado o ser humano nesse contexto. Receber este título é muito mais do que um reconhecimento profissional, é a valorização de um sentido que dei à minha vida nos últimos anos, de fazer a diferença impactando as pessoas e olhando para o futuro. Sinto-me realizada ao saber que utilizo a minha profissão para melhorar a vida de crianças e jovens em vulnerabilidade”, destaca Rose Guazzi.
Além do trabalho no Projeto Mueller Ecodesign Social, a arquiteta executou projetos para o Centro de Ações Integradas à Sustentabilidade (CAIS). Rose também desenvolve ações para o Instituto pró-cidadania de Curitiba (IPCC) e para o Conselho da Comunidade de Direitos Humanos, com projetos socioambientais de arquitetura para as penitenciárias. A arquiteta também foi diretora de Desenvolvimento Social e Sustentável na Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea/PR).
“Quando eu busquei a história da arquiteta, confesso que eu fiquei emocionado. Não só pelo trabalho com o Mueller Ecodesign Social ou por suas pesquisas em sustentabilidade. Mas por estar envolvida com o cuidado com o ser humano, e esse é o grande diferencial hoje em dia”, destacou o vereador Pier Petruzziello, sobre o trabalho de Rose Guazzi.
O título de Cidadã Honorária de Curitiba foi entregue a arquiteta durante o lançamento da exposição da 11ª edição do Mueller Ecodesign Social, que revitalizou o Lar Infantil Sol Amigo (Lisa), e transformou 585m² em espaços mais lúdicos, interativos e aconchegantes, para mais de 30 crianças que moram no Lar. O evento aconteceu no dia 28 de maio, no Shopping Mueller.
Por Juliane Fladzinski – Mcomm
Imagem: Kelly Knevels