Espelho Pirueta, de Alfio Lisi
O arquiteto e designer Alfio Lisi, natural do interior de São Paulo, é reconhecido dentro e fora do Brasil em razão de seu trabalho que mistura aspectos tradicionais e modernos, arte, história e design. Desde 2002, é sócio da marcenaria Artífice onde concebe móveis e objetos de decoração, muitos deles em madeira, mas com a presença constante de novos materiais, possibilitando explorar diferentes formas. Este ano, ele acaba de ampliar o portfólio com novidades que resultam de muita pesquisa e aperfeiçoamento de técnicas.
Pau de Luz Mini, de Alfio Lisi
Entre os destaques, está a consagrada luminária Pau de luz, agora numa versão compacta (1,22m de altura), feitade freijó e latão ou inox. A peça funciona com uma lâmpada LED T5, opção mais compacta que a T8. É possível deixá-la disposta sobre um móvel, como um aparador ou uma mesa apoiada na parede.
Já o espelho Pirueta é uma peça simples e, ao mesmo tempo, elegante. Com 1,64m de altura, ele tem base metálica em “X” e freijó. Sua estrutura leva MDF laminado com bordas multilaminadas de freijó ou jequitibá rosa. “Seu nome foi inspirado no movimento de giro do ballet (pirueta). Ele apresenta um sistema de apoio que reúne um pé em “X” sobre um eixo, fazendo o espelho rotacionar. Tal sistema, muito usado nos 70 e em móveis corporativos, passou por uma adaptação para ganhar uma forma mais residencial”, comenta Alfio.
Sobre Alfio Lisi
Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Bauru, SP, em 1994. No ano seguinte, abriu seu próprio escritório na cidade de Leme, onde desenvolve até hoje projetos de arquitetura, interiores, paisagismo e assina diversos tipos de móveis, de cadeiras e poltronas, a sofás, mesas, cabideiros e luminárias.
Em 2002, fundou a Marcenaria Artífice, onde passou a fabricar as peças que ele mesmo desenha. O trabalho exímio com a madeira, entre outros materiais, e o resgate de tradições e culturas brasileiras renderam à Alfio o conhecimento nacional e internacional na área de design de produtos e os prêmios não demoraram a surgir. Levou a menção honrosa no Prêmio Planeta Casa, da Casa Claudia, em 2004, o Prêmio do Museu da Casa Brasileira em 2005, 2009 e 2013.
Em 2006, foi selecionado para participar do renomado IF Award, em Frankfurt, na Alemanha, com o cabide Giro. Também venceu o Prêmio Salão Casa Brasil, em 2009, o Prêmio TOP XXI, em 2011, o Prêmio IF Design Award, em 2011, além do Prêmio Salão Design Casa Brasil, em 2013 e o MCB com a poltrona Sopro. Participou de importantes exposições, como a Art Rio 2014, no Rio de Janeiro, a Le Brésil rive gauche Le Bon Marché” 2013, em Paris, a mostra Brasil S/A 2012, em Milão, e as Bienais de Design de Curitiba e Belo Horizonte, em 2010 e 2012. Seus produtos estão à venda em lojas presentes nas principais capitais brasileiras.
Site: www.alfiolisi.com.br
Instagram: @alfiolisi
Por Karina Monteiro – DC33 Comunicação
Imagens: Divulgação