Boas práticas no trabalho em casa com os filhos para driblar o momento de confinamento e minimizar os efeitos da COVID-19 (transmitida pelo Coronavírus). A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) orienta profissionais
O momento pede reclusão, cautela e novos formatos de trabalho. Uma das alternativas é o home-office, indicado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) para pais e mães que atuam como designers de interiores. Em casa, os profissionais podem aproveitar para ficar mais com os filhos sem deixar o ofício de lado. E mais, aproveitar a chance de explicar sobre o seu trabalho para a nova geração.
Silvana Carminati, presidente da ABD, apresenta sete dicas valiosas para o momento:
1-Coloque em uma planilha horários fixos de trabalho, pausa para o almoço e tempo com os filhos.
2-Escreva em um papel ou em um arquivo na nuvem as suas atividades com prazos de entrega para facilitar a ordem de prioridades. Há aplicativos de organização de tarefas como o Monday, ASANA e outros. Vale documentar tudo para facilitar na hora de reportar ao cliente e organizar as atividades em equipe. Mostre para seus filhos mais velhos como você se planeja e se organiza, mesmo à distância.
3-No caso dos filhos menores, pode estimular o desenho, ensinando como se faz uma planta de um dos cômodos da casa, por exemplo.
4-Para crianças maiores, uma ideia é mostrar como funciona programas como ‘SketchUp’ e outros tipos de ferramentas que você usa no dia a dia do escritório.
5-Para os maiores e adolescentes, deixe claro que está trabalhando e peça para que não façam muito barulho na hora de suas atividades e ajudem nas tarefas domésticas. Outra dica é disponibilizar para eles informações sobre o mercado de design de interiores, assim você incentiva mais ainda o hábito da leitura dentro de casa.
6-É importante fortalecer sua presença nas redes sociais, aproveite para divulgar seu trabalho em lives, vídeos no Instagram e stories, bem como você está se adaptando à realidade atual. Uma ótima oportunidade para brincar de Youtuber com seu filho.
7-Aproveite o tempo para prospectar novos clientes e reative sua cartela de clientes que tiveram obras mais antigas (há mais de dois anos, por exemplo).
Por Natalie Caratti
Imagem: Freepik