Os ambientes residenciais — e por que não os comerciais? — podem se vestir com as tendências da moda e se tornarem ainda mais atrativos, charmosos e bonitos.
Moda e decoração volta e meia se esbarram, se completam e dividem tendências. Afinal, cores, formatos, texturas e padronagens podem ser aplicados nas duas áreas. Atualmente, duas estampas, que fazem sucesso na moda há muito tempo como as cinco mais famosas do mundo, estão em alta também no décor, são elas: Pied de Poule e Chevron, com seus padrões geométricos irreverentes.
A Pied de Poule foi eternizada pela Coco Chanel em 1920, já a Chevron é símbolo da marca Missoni, nascida em 1950. Em comum, as duas têm a sofisticação. “Estampas em padrões geométricos são clássicos e podem valorizar o projeto e criar um diferencial. Elas quebram a rigidez e a monotonia”, conta a arquiteta Marina Dubal, do escritório DAD Arquitetura.
A profissional destaca alguns projetos em que utilizou estampas da moda: “Apliquei a Pied de Poule nas paredes e almofadas de um loft contemporâneo. O conceito era realmente singular e permitia ousar. Já em um projeto comercial, usei a Chevron em tapetes do piso em preto e branco. Assim, criei um contraponto com o imóvel antigo”.
Para a arquiteta Carmen Calixto, “as estampas da moda podem renovar os ambientes e atualizar a decoração”. Ela recorreu a esse recurso no projeto de um quarto inspirado em um blogueira de moda. “Usei um papel de parede Chevron para trazer referências do mundo da moda. Essa escolha deixou o ambiente mais moderno e com mais personalidade”, garante Carmen.
No projeto da arquiteta Carmen Calixto, o Chevron – presente no papel – personaliza e moderniza o ambiente. Foto: Henrique Queiroga
Os arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra também gostam de trazer o frescor da moda para seus projetos. “Nós usamos a estampa Pied de Poule na poltrona porque queríamos usar uma estampa que fosse sofisticada e que pudesse ser usada no ambiente de trabalho também”, comentam.
Projetos diferentes, mas em todos as estampas da moda se destacam e roubam a cena. Isso mostra como o diálogo entre moda e decoração é algo natural. “Como as duas áreas são usadas pelo homem para comunicar seus desejos e necessidades é muito comum que haja mesmo essa troca e parceria”, defendem Bruno e Ivana.
Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO