Versáteis, peças podem compor o decór de paredes ou serem utilizadas como cubos e nichos de piso
A Yankatu, marca de mobiliário assinado com design e alma, apresenta a Coleção Entrelaçados, composta por diferentes versões de nichos abertos e com portas inspirados no multiculturalismo do Brasil. A criatividade característica do povo brasileiro está representado pela versatilidade de uso das peças, que podem ser paginadas verticalmente e horizontalmente nas paredes ou serem utilizadas como cubos no piso, atuando como porta-revistas, porta-almofadas, etc.
Criada pela designer Maria Fernanda Paes de Barros, as peças exaltam as raízes do Brasil atual, onde o encontro de povos indígenas e imigrantes de origens diversas deu origem ao que somos hoje: um emaranhado de culturas, uma mescla de raças, costumes e emoções, herdando um pouco de cada uma dessas raízes, misturando um pouco de tudo.
Executados em madeira imbuia escura maciça, a coleção traz detalhes exclusivos feitos em fios de algodão orgânico que nascem coloridos, representando a comunhão de valores e princípios, em uma jornada de cores, texturas e sensações que transborda em cada amarração. Os cubos abertos medem 40 x 32,5 x 40 cm e os nichos com portas possuem o tamanho 80 x 32,5 x 40 cm.
Com o intuito de preservar e repassar histórias, o Entrelaçados possui “Alma”, um pequeno livrinho que narra todas as etapas do nascimento do móvel, desde sua inspiração até sua concepção física. As páginas finais são em branco, para que cada morador compartilhe sua história pessoal com o móvel, e as lembranças que ele desperta. É uma maneira de perdurar as experiências de cada pessoa envolvida na Yankatu em uma trama sem fim.
Sobre a Yankatu: Idealizada pela designer Maria Fernanda Paes de Barros, a Yankatu traz mobiliário de design com alma e tem como premissa revelar histórias, valorizar a cultura nacional e ressaltar o respeito ao meio ambiente. São peças que fogem de modismos, desenhadas livremente para perdurar na vida das pessoas por gerações, para toda uma vida. Os móveis trazem trabalhos de artesanato rudimentar, tecelagem manual, marcenaria artesanal e sustentabilidade estética e afetiva, na qual o processo produtivo procura dar ênfase a métodos não nocivos ao meio ambiente. O trabalho executado une a tradição das técnicas artesanais ao desenvolvimento tecnológico e dá vida aos projetos criados com real envolvimento, dedicação, coração, alma e qualidade. É o encanto para além do objeto, a alegria de viver para sempre, design com identidade e alma.
Denise Delalamo Comunicação