SOCIAL
To Top

METRO ARQUITETOS assina projeto arquitetônico de expansão do MASP

Previsto para inaugurar em 2024, o novo prédio vai aumentar em 6.945 m² a área do Museu com 14 andares de galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de evento – conectadas ao edifício de 1968 através de uma galeria subterrânea -, ampliando as atividades e a capacidade de receber visitantes.

O METRO Arquitetos Associados, escritório comandado pelos sócios Martin Corullon e Gustavo Cedroni, está à frente do projeto arquitetônico do MASP em Expansão, um ousado plano que vai aumentar em 6.945 m² a área do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand com um novo complexo. Com previsão de entrega em janeiro de 2024 e 100% financiado por doações de pessoas físicas, o novo prédio – batizado de Pietro Maria Bardi – funcionará no que foi um dia o edifício Dumont-Adams, vizinho da sede do Museu.

“Pensamos em uma solução arquitetônica para expandir o espaço e atuação do museu equiparando a estrutura física à sua ambição institucional, transformando-o para as próximas gerações”, explica Martin Corullon, sócio do METRO, escritório que possui uma relação profícua com o MASP desde 2015.

Os 14 andares do anexo serão ocupados por cinco galerias expositivas e duas galerias multiuso, representando um aumento de 66% de área expositiva do MASP. O edifício também abrigará restaurante, bilheteria, loja, reserva técnica, salas de aula e laboratório de restauro. Ao final da reforma, a área total do MASP será de 17.680 m² – hoje, são 10.485 m².

O projeto desenhado por Corullon e Cedroni inclui uma passagem subterrânea – já autorizada pela Prefeitura de São Paulo e com publicação em decreto municipal – que conectará o primeiro subsolo do edifício anexo, a 3.25 metros sob o nível da Avenida Paulista, com o

primeiro subsolo do edifício histórico do MASP, 5.10 metros abaixo do nível do vão livre, passando sob as calçadas da avenida e cruzando o trecho inicial da Rua Prof. Otávio Mendes. Outra transformação importante será a transferência da bilheteria para o novo prédio, liberando o vão livre e devolvendo a este espaço a sua utilização como praça pública, uso defendido por Lina Bo Bardi desde que idealizou a atual sede do MASP.

O edifício terá os pavimentos junto ao chão totalmente transparentes, em diálogo com o vão livre, e os andares superiores revestidos com chapas metálicas perfuradas e dobradas, que permitirão uma imagem monolítica sem inviabilizar as vistas da paisagem e a entrada de luz natural através de aberturas estrategicamente posicionadas, de acordo com as necessidades dos espaços internos.

Visando soluções sustentáveis para reduzir a pegada de carbono, o projeto do METRO contará com certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Entre outros fatores o uso de LED em toda a iluminação e o sombreamento proporcionado pela fachada dupla, diminuindo a carga térmica interna e aliviando o sistema de climatização, tornam o edifício ambientalmente eficiente.

————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Conheça as tendências da arquitetura corporativa no pós-pandemia

————————————————————————————————————————————————————————

O projeto arquitetônico é uma coautoria do escritório de Corullon e Cedroni com Júlio Neves, arquiteto que ocupou o cargo de presidente do MASP por 14 anos, de 1995 a 2009 e é responsável pelo projeto legal do edifício.

Há seis anos colaborando com o MASP, o METRO foi responsável pelo redesenho dos icônicos cavaletes de vidro desenvolvidos por Lina Bo Bardi que foram reinstalados no museu em 2016 e também foi responsável pelo projeto de 28 exposições no Museu como Arte da França: de Delacroix a Cézanne (2015), Portinari popular (2016) e A Mão do Povo Brasileiro, 1969/2016 (2016-2017), além de criar novas expografias de mostras como Histórias afro-atlânticas (2018), eleita pelo jornal norte-americano The New York Times como uma das melhores daquele ano. São também os responsáveis pelo desenvolvimento do Plano Geral de Intervenções no Museu, de 2016, com a definição dos projetos e obras de infraestrutura que vêm sendo realizadas como a troca dos elevadores, a reforma do grande auditório e a nova área administrativa do museu.

METRO ARQUITETOS

Fundado na cidade de São Paulo em 2000, o METRO é um estúdio de arquitetura que atua em diversas escalas, desde exposições temporárias e instalações até o planejamento e desenho urbano. O escritório atua com alto nível de rigor técnico e pesquisa, buscando promover conexões entre o trabalho e seu contexto, e apoiar o uso coletivo de espaços públicos e privados. Os diretores Martin Corullon e Gustavo Cedroni têm uma vasta experiência em projetos nos setores institucionais, comerciais e culturais e experiência nos escritórios internacionais da Foster + Partners, em Londres e OMA, em Nova York.

Entre os principais clientes estão a Fundação Bienal de São Paulo, Sesc, Nestlé, Votorantim, Itaú, galerias Leme e Casa Triângulo, Instituto Moreira Salles, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e Natura. Outros projetos incluem intervenções urbanas como a Ladeira da Barroquinha, em Salvador. Desde a fundação mantiveram intensa parceria com o Arquiteto Paulo Mendes da Rocha [Prêmio Pritzker e Prêmio Leão de Ouro], com projetos como o Cais das Artes, em Vitória e a primeira loja brasileira da marca de cosméticos Aesop, em São Paulo. São responsáveis pelo projeto de expansão do campus do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, concluído em 2017 e projetaram o restaurante Refettorio Gastromotiva, projeto social liderado pelo chef italiano Massimo Bottura, no Rio de Janeiro. Após o desenvolvimento do novo conceito mundial das lojas da marca de cosméticos Natura, concluído em 2018, participam atualmente da implantação da nova rede de lojas no Brasil e no mundo.

Em 2011 foram selecionados entre as Novas Práticas do AIA NY-SP e em 2012 e 2016 receberam o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, pelo trabalho na 30ª Bienal de Arte de São Paulo e pela volta dos icônicso cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi para a coleção permanente do MASP. Em 2013 foram escolhidos como um dos nove escritórios brasileiros da nova geração destacados pela exposição Nove Novos, em Frankfurt. METRO também participou da Bienal de Arquitetura de Buenos Aires em 2011 e 2015 e na Semana de Arquitetura em Praga em 2015. O escritório tem publicações nas revistas Casabella, Domus, L’Architecture D’Aujourd’hui e Wallpaper.

 

 

Por Ane Tavares

Imagem: Divulgação

 

 

—————————————–

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Conheça outros de nossos canais do setor:

www.madeiratotal.com.br
www.revistavarejobrasil.com.br
www.megamoveleiros.com.br
www.revistause.com.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Arquitetura

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.