SOCIAL
To Top

Arte urbana e distanciamento social: como o grafite tem se destacado como ferramenta para melhorar a vida das pessoas

Toda forma de arte pode influenciar positivamente a saúde mental e física dos indivíduos, segundo a OMS

Em relatório divulgado em 2019 a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que, desde o nascimento até o fim da vida, a arte influencia a saúde física e mental do indivíduo. Manter contato com as artes visuais, filmes, séries, livros, músicas, entre outras expressões culturais, ajuda a lidar com tristezas, alivia a sensação de solidão e diminui os níveis de estresse.

Durante o longo período de distanciamento social neste mais de um ano de pandemia, a arte tem sido ferramenta de refúgio e estímulo, colaborando para melhorar o dia a dia das pessoas. Esta afirmação tem base na psicologia:

“A arte estimula a autoconfiança, promove autoconhecimento e resgata a autoestima, possibilitando que o indivíduo ressignifique a existência. Estar em contato com qualquer tipo de arte promove a ampliação da consciência física e mental, desde as crianças nas aulas de artes, até os adultos nos mais variados níveis de acesso à cultura.”, explica a psicóloga Silvia Vasconcelos.

Fazendo uma observação sobre a cidade de São Paulo, a psicóloga destaca o crescente número de empenas e murais pintados nas ruas da capital paulista: “Neste momento, ver a cidade colorida em meio ao caos que vivemos, entrega um conforto e proporciona bons sentimentos. O contato com a arte é importante para o convívio coletivo.”, completa Silvia Vasconcelos.

A arte tem um papel de conexão entre o mundo externo e as pessoas, não só, mas especialmente em momentos de incertezas, medos e sofrimentos. Por exemplo, para quem trabalha na linha de frente da área da saúde ou precisa sair de casa para exercer a profissão, encontrar artes visuais expostas pela cidade em seus caminhos pode ser um estímulo à reflexão ou até uma inspiração para encarar os desafios do cotidiano.

Para o empresário Victor Barros, sócio-fundador da Dionisio.Ag, primeira agência especializada em arte corporativa do país, nesta época em que as pessoas estão esmorecidas e ansiosas, a arte visual desempenha ainda um outro papel: “Nós escolhemos trabalhar com arte nos seus mais variados formatos e estilos por acreditar na capacidade de comunicação que ela tem, sendo diferente para cada indivíduo, mas igualmente necessária para todos.”

A agência, que já tem quatro anos no mercado e trabalhos feitos com diversas empresas de grande porte, conta com um portfólio de artistas extremamente versátil, que produzem obras a céu aberto e que se tornaram referência nos grandes centros urbanos do Brasil e do mundo. Veja abaixo alguns trabalhos realizados na capital paulista:

No início de 2021, como parte das celebrações pelos 467 anos de história da maior cidade da América Latina, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo convidou o renomado fotógrafo Guilherme Licurgo a realizar uma intervenção artística imponente e memorável em um dos pontos mais emblemáticos da cidade, a Rua da Consolação, na esquina com a Avenida Paulista.

O print em lambe lambe, estampado em um mural de 35 metros, do projeto (R)EXISTIR – Resistir para existir, é um convite para que todos os paulistanos e, por que não, todos os brasileiros, encarem o momento complexo e cheio de incertezas com coragem e força.

——————————————————————————————————————————————————————————

VEJA: Como utilizar as cores para transformar um ambiente?

——————————————————————————————————————————————————————————

Neste projeto, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo pôde contar com a expertise da Dionisio.Ag para a produção e produção cultural da obra, que abrangem o planejamento, organização, liberação do prédio, segurança, logística, materiais e coordenação de todo o projeto do mural.

Em 2020, para homenagear os entregadores de delivery que vêm se expondo e exercendo um papel essencial para que a sociedade continuasse funcionando normalmente nestes tempos de pandemia, a Dionisio.Ag produziu uma empena junto com o artista Apolo Torres, um dos principais nomes brasileiros da arte contemporânea brasileira.

Localizada em uma das avenidas mais famosas da zona norte da cidade, a Santos Dumont, a obra é um tributo a todos estes profissionais que vêm ajudando tanto o país a se manter pulsante durante este período de isolamento social. O projeto levou cerca de sete dias para ser finalizado, desde todo o processo de preparação da superfície da parede e de produção, até a conclusão da obra.

Outra manifestação artística que merece destaque é a empena cega pintada para a campanha da ROYAL CANIN®. O objetivo deste mural gigantesco foi conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde dos felinos.

Nesta obra, a Dionisio.Ag convidou o talentoso artista Tito Ferrara para desenvolver uma arte que passasse a mensagem da necessidade de levar os gatos ao Médico-Veterinário com frequência.

A iniciativa visou fazer com que a vida real imitasse a arte e foi parte do maior investimento em uma campanha de comunicação já realizada pela ROYAL CANIN® no país, intitulada “Meu Gato No Vet”.

Dionisio.Ag se uniu com a Veloe, empresa especializada no pagamento automático de pedágios e estacionamentos, para levar mais cor para a cidade de São Paulo. Os paulistanos que passam pela Av. Rio Branco se deparam com uma obra exclusiva grafitada pelo artista Luiz Pardal.

A empena está localizada no centro da cidade e apresenta uma arte que busca retratar um caminho inteligente e a valorização do tempo das pessoas. O objetivo é tornar o trânsito caótico da região mais leve, assim como tornar a mobilidade poética no cenário urbano mais evidente.

Seguindo o mesmo trabalho que foi feito com o artista Pardal na Av. Rio Branco, a Dionisio.Ag, em parceria com a Veloe, também tornou a Rua da Consolação, outro ponto icônico do centro de São Paulo, mais colorida. Os motoristas e pedestres que passam pela altura do número 927 se deparam com uma obra exclusiva idealizada e executada pelo artista brasiliense Pomb.

A empena está em local estratégico e apresenta uma arte com elementos gráficos que sintetizam a mobilidade dentro das grandes cidades, especialmente por meio das veias urbanas e do personagem característico do artista marcado por traços diretos e minimalistas que estão presentes no mural.

No projeto, a Dionisio.Ag foi a responsável por cuidar da produção cultural para selecionar e viabilizar a pintura junto ao prédio e aos órgãos públicos, além de fazer a curadoria, pré-produção (incluindo nivelamento, recalque e preparação das paredes), produção, logística completa para o artista e equipe e pós-produção.

Sobre a Dionisio.Ag:

A Dionisio.Ag é uma agência especializada em arte que nasceu para unir empresas, pessoas e artistas. Ela oferece um trabalho full service, no qual é responsável pela curadoria, produção artística, produção cultural, execução e entrega dos projetos. Atualmente, conta com um time de artistas de estilos diversos, todos extremamente qualificados, com reconhecimento nacional e internacional. Para conhecer mais sobre serviços, cases e clientes da Dionisio.Ag, acesse www.dionisioag.com.br.

 

 

Por Renata Ezequiel

Imagem: Thiago Siqueira / Uelson Henkell / Rafael Araújo / Pedro Ricci / Guilherme Licurgo

 

 

Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998.Informações, artigos e conteúdos de empresas e entidades não exprimem nossa opinião. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2024 - Todos os direitos reservados.