No final de 2020 foi feita a entrega simbólica do Memorial Paranista e do Jardim das Esculturas João Turin, no Parque São Lourenço, em homenagem a um dos criadores do Movimento Paranista
Considerado precursor da escultura no Paraná, o artista João Turin (1878-1949) terá suas obras reunidas e reverenciadas no Parque São Lourenço, um dos cartões postais da cidade de Curitiba (PR), onde será abrigado o Memorial Paranista João Turin, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba.
Em 19/12/2020 foi dado um primeiro passo, quando foi feita a entrega simbólica pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, do novo memorial e também do Jardim de Esculturas, com 12 obras de Turin em tamanhos ampliados, todas em bronze, adquiridas pelo Governo Municipal. Entre elas, um dos destaques é Marumbi, a maior de todas, com 3 metros de altura, quase 3 metros de largura, 1 metro de profundidade e aproximadamente 700 kg.
Até a data do aniversário de 328 anos de Curitiba, em março de 2021, está previsto para inaugurar todo o complexo que fará parte do Memorial Paranista João Turin, onde estarão reunidas 78 esculturas do artista, doadas ao Governo do Estado do Paraná pelos detentores dos direitos autorais, a SSTP Investimentos Ltda, da Família Lago. Estas obras foram cedidas pelo Governo do estado em regime de comodato para o município de Curitiba.
A SSTP Investimentos Ltda também doará uma fundição elétrica, segura, moderna e ambientalmente correta, em substituição à existente no local, que está obsoleta. “Isso vai propiciar aos novos artistas meios para fundir suas peças, estimulando e ajudando o desenvolvimento da arte escultórica paranaense. Acreditamos que seria o que João Turin gostaria de ver, pois ele mesmo teve imensa dificuldade em fundir suas peças à sua época, deixando muitas obras inéditas”, comenta Samuel Lago, da SSTP Investimentos Ltda.
A importância do legado de João Turin
Hoje é impossível falar na arte paranaense sem citar João Turin. Ele foi um dos primeiros artistas a levar a arte de seu estado para o Brasil e o mundo. Há esculturas de Turin em locais públicos de municípios paranaenses, no Rio de Janeiro e até na França, onde o artista tem exposta uma Pietá, feita em 1917. Turin também está entre os raríssimos artistas brasileiros presentes no acervo de arte do Vaticano. Em julho de 2013, a escultura “Frade Lendo”, foi entregue como doação para o Papa Francisco, na primeira visita do pontífice ao Brasil.
Nascido em 1878 em Morretes, no litoral do Paraná, João Turin veio ainda garoto para a capital Curitiba, iniciando seus estudos em artes. Foi professor na Escola de Belas Artes e Indústrias do Paraná. Especializou em escultura na Bélgica. Retornou ao Brasil em 1922, trazendo comentários elogiosos da imprensa francesa.
Profundo conhecedor da anatomia animal, destacou-se como escultor animalista. João Turin também é lembrado como um dos criadores do movimento artístico Paranismo. “Turin é um dos expoentes deste movimento, que buscava construir a identidade regional do Paraná por meio da arte e de símbolos como o pinheiro e a erva-mate. Ou seja: sua arte está nas veias de todos os paranaenses, ela marca uma parte bastante importante da nossa história e do nosso jeito de ser”, afirma Samuel Lago, da SSTP Investimentos Ltda.
Foi premiado no salão de Belas Artes do Rio de Janeiro em 1944 e 1947. Faleceu em 1949, deixando um precioso acervo, que inclui pequenas esculturas e baixos relevos, pinturas, monumentos, desenhos, documentos e obras em locais públicos.
Em junho de 2014, seu legado foi prestigiado pelas 266 mil pessoas que visitaram “João Turin – Vida, Obra, Arte”, a exposição mais visitada da história do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, que ficou em cartaz por 8 meses. Tal sucesso de público levou-a a compor o ranking anual das exposições mais visitadas no mundo em 2014, realizado pela revista inglesa especializada The Art Newspaper. Esta exposição também teve uma versão condensada, exibida em 2015 no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e na Pinacoteca de São Paulo.
Por Lide Multimídia
Imagem: Maringas Maciel / Daniel Castellano
Somos o Grupo Multimídia, editora e agência de publicidade especializada em conteúdos da cadeia produtiva da madeira e móveis, desde 1998. Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para nossa equipe através do e-mail redacao@grupomultimidia.com.br ou entre em contato pelo (41) 3235.5015.