Boletim do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae orienta moveleiros do país a seguir a tendência apontada pela Pantone.
Todos os anos, no final do terceiro trimestre, a Pantone aponta os padrões de cores a serem usados na primavera/verão da temporada seguinte. Segundo a empresa americana, autoridade mundial em cores, aRose Quartz – um tom de rosa delicado – dominará a moda, a decoração e o design em 2016. Segundo oBoletim de tendências do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae, que aborda o assunto, os tons apontados pela Pantone e vistos nas passarelas das grifes internacionais, têm influências do design urbano e da natureza, são calmas, alegres e refletem um clima otimista.
Além da Rosa Quartz, outras nove cores-tendências foram inspiradas no conceito de frear as atribulações do cotidiano, dando vez a uma paleta em tons pastéis, ou ainda, vibrantes e quentes, que podem ser associados ao crescimento do interesse dos consumidores pela natureza. Para Leatrice Eiseman, diretora do Pantone Color Institute, o fato de a tecnologia ter se tornado tão esmagadora e presente, criou grande parte da necessidade por cores aconchegantes e mais leves. “Isso explica a razão psicológica por trás da escolha dos tons”, afirma.
Essas nuances delicadas remetem a espaços mais tranquilos, ao relaxamento e à beleza dos recursos naturais. Como vão estar em alta na moda casa, nas tintas, no mobiliário e em toda gama de objetos, o SIS/SEBRAE recomenda que os designers e fabricantes de móveis analisem a inclusão dessas cores em seus catálogos, tornando-se assim mais competitivos ao oferecer produtos sintonizados com as novas tendências.
Rose Quartz – a cor é radiante e remete às estações mais alegres do ano (primavera e verão);
Buttercup – inspirada na flor amarela de mesmo nome, o tom lembra a luz solar, a felicidade e a alegria. Remete a esperança e energia. É uma das poucas cores que apresenta um grande contraste.
Peach Echo – o laranja apresenta qualidades amigáveis, por ser uma cor abrangente, acolhedora e simpática.
Serenity – como o azul do céu, a cor conforta, traz um efeito calmante, transmite uma sensação de relaxamento e proporciona uma sensação natural de conexão ao espaço.
Snorkel Blue – o tom mais claro que o azul marinho traz um aspecto mais divertido e enérgico.
Green Flash – este tom verde claro combina com o resto da paleta e passa a sensação de serenidade. Sua popularidade é representada pela influência da natureza, inclusive em ambientes urbanos.
Iced Coffee – é uma cor de transição entre o bege e o marrom. Lembra terra, suavidade e a sutileza dos tons neutros.
Fiesta – o tom traz energia, entusiasmo e vivacidade. A força e ardência do vermelho proporciona um forte contraste com a calma da natureza e com a suavidade dos tons do restante da paleta.
Lilac Gray – torna-se uma base e o tom lilás cinza apresenta sutileza e suavidade, diferente do cinza clássico. Tem como inspiração o estado econômico atual e a maneira como as pessoas estão tomando consciência sobre como gastam seu dinheiro.
Limped Shell – o tom claro de verde água remete a limpeza e frescor. Possui influências nítidas e modernas que sugerem a calmaria diante do momento atual tão atribulado.
Ações Recomendadas pelo Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae:
- Fique por dentro das outras tendências como a dip-dye. Acesse o Boletim de Tendência Dip-Dye do Sistema de Inteligência Setorial e verifique a aplicação no seu negócio;
- As feiras e eventos do setor moveleiro apresentam as principais novidades do mercado, aproveite para realizar pesquisas de produtos e interaja com outros empresários. Em 2016 ocorrerá a Feira Internacional De Móveis De Colonia e a ForMóbile, 7ª Feira Internacional de Fornecedores da Indústria Madeira e Móveis;
- Para entender melhor como as cores influenciam diretamente o comportamento humano, consulte e baixe o guia A Psicologia das Cores no Marketing;
- É importante monitorar os principais institutos de pesquisa em tendências de cores, tornando possível a antecipação do que será usado. Entre eles estão: o Colour Futures, o Pantone, o Studio Edelkoort, oColor Marketing Group e o CBC – Comitê Brasileiro de Cores.
Fonte: Dialetto