A galeria tem sido uma das precursoras na recuperação do circuito de arte durante a pandemia de Covid-19
Em abril, uma estratégia iniciada na galeria localizada no grande ABC, deu origem programa P.art.ilha, do qual quase 30 galerias de todo o país aderiram. A iniciativa serviu como forma de contornar a crise e fazer circular mais obras de arte, assim, contribuindo com os artistas, que na maioria dos casos dependem da venda de obras para sobreviver, e acabaram sendo prejudicados com a interrupção de funcionamento dos espaços. Por meio da ação, mais de 400 obras foram comercializadas, uma centena de artistas foram contemplados e mais de R$ 25.000 foram doados a instituições carentes pelas galerias participantes.
Além do programa P.art.ilha, uma programação online vem sendo feita de forma regrada pela OMA, onde todas as quartas-feiras ocorre uma live, com temas relevantes para artistas, estudantes e colecionadores, contando com convidados importantes no circuito das artes. Esse movimento mantém viva a proposta educativa da galeria, que a anos vem trabalhando em iniciativas de ensino e formação de público.
Transformar um mercado movido a vernissages e feiras presenciais, em virtual, foi um desafio que o mercado da arte recebeu de forma positiva e inovadora, e as expectativas com a SP-Arte Online são altas, sendo vista como uma oportunidade de recuperação do circuito como um todo. Espaços virtuais de exibição ou acervo, não são uma novidade, mas o momento de quarentena global coloca todos atentos à tela do computador para um respiro do mundo exterior, e ansiosos com o retorno da “vida normal”, fazendo com que essas iniciativas sejam imprescindíveis.
Nesse momento os olhos estão voltados a OMA Galeria que tem se apresentado como uma grande propulsora do circuito e não deve ser diferente no ambiente digital.
Sobre a OMA:
A OMA Galeria é o primeiro espaço privado de artes visuais do ABC. Localizada em São Bernardo do Campo, a galeria está sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco. Em pouco tempo, o espaço tornou-se referência na região e destaca-se no circuito das artes por seus projetos culturais, como encontros, workshops e debates (promovidos pelo OMA Educação e OMA Cultural), e por seu quadro de artistas representados (Andrey Rossi, Bruno Novaes, David Magila, Daniel Melim, Elen Braga, Giovani Caramello, Nario Barbosa e Thiago Toes).
Por Thayna Casasola
Imagem: Divulgação
Envie informações, fotos, vídeos, novidades, lançamentos, denúncias e reclamações para a equipe do Grupo Multi pelo WhatsApp 11 9 9511.5824 ou entre em contato pelo (41) 3235.5015