Um espaço em estilo moderno, mas que fosse, ao mesmo tempo, elegante, feito para receber amigos, confraternizar com a família e, principalmente, preparar delícias culinárias pelo pai e “chef” em horas vagas! Foi a partir deste briefing que a arquiteta Cristina Côrtes desenvolveu o ambiente Varanda Gourmet, no Condomínio Riserva Golf, localizado na Barra da Tijuca.
Considerando a família tipicamente carioca e apaixonada pelo lifestyle do Rio de Janeiro, a profissional concebeu o projeto que tinha como principal característica a integração deste ambiente com a sala de estar, sem divisórias ou cortinas. “Mesmo sendo um espaço mais despojado, havia a necessidade de que seguisse a mesma linha do restante do apartamento, que é muito sofisticado”, informa.
Aproveitando os conceitos de áreas abertas, a luz natural e a privilegiada vista do campo de golfe e da praia, a arquiteta trabalhou tons neutros em parceria com o azul índigo, cor do ano Pantone e uma referência quando o assunto é requinte com despojo.
Cristina Côrtes conta que todo o mobiliário foi escolhido a partir de um móvel que se tornou objeto de desejo do cliente: a mesa da linha Marina, com champanheira embutida. Contemporânea e funcional, a peça com tampo de fórmica branco e laterais em cordas náuticas azuis, foi o ponto de partida para o restante do projeto. “Foi amor à primeira vista. Tudo o que foi escolhido, veio depois desta definição”, recorda.
Para compor a ambientação do espaço de 55m², finamente decorado com obras de arte e fotos numeradas em homenagem ao Rio de Janeiro e suas belezas naturais, a arquiteta apostou em baquetas azuis Amado. Assinadas pelo renomado designer Alfio Lisi, as peças foram criadas com inspiração no regionalismo e na vida cotidiana do Nordeste do Brasil, trazendo à tona o estilo modernista dos anos 60.
A profissional também investiu em confortáveis sofás e puffs brancos e com estrutura de madeira natural Oslo e puffs redondos Soft. Para completar a Varanda Gourmet, mesa de centro com tampo em mármore carrara Float e cadeiras Java, com cordas náuticas fechadas na cor índigo. “O décor todo Tidelli foi eleito por conseguir fazer uma harmonização perfeita entre estilos diferentes, conferindo ao espaço beleza, sofisticação e descontração, sem abrir mão do principal para uma área de lazer, o conforto”, finaliza.
Por Luciane Rocha
Imagem: MCA Estúdio Denilson Machado