Este dúplex de 230 m², localizado no Tatuapé, em São Paulo, é habituado por um casal jovem, com suas filhas e cachorrinha. A família desejava trazer o clima de uma praia da Califórnia para a moradia. A partir dessa premissa, o escritório Caravieri Cardoso Arquitetura, responsável pela arquitetura e decoração, teve a ideia de se inspirar nas cores, texturas, jeito de viver praiano, para criar esta atmosfera aconchegante e descontraída.
Começando pela Lavanderia, que não dispõe de muito espaço, os profissionais optaram por soluções funcionais para organizar e marcenaria sob medida para otimizar o ambiente. Todos os elementos falam a mesma linguagem e traz a sensação de frescor, romantismo e até um pouco de nostalgia. A parede principal foi feita com tijolinho rosa (Portobello), que acopla prateleiras na parte superior e maquinas de lavar e secar na inferior. A bancada é de quartzo branco da Santori Mármore, marcenaria no tom neutro (PL Móveis) e os objetos decoração, que deram um toque charmoso ao espaço são da Thecube Gallery. Já a cozinha vem na mesma sintonia da lavanderia e foi inspirada nos modelos americano. A cor dos armários foi selecionada para trazer leveza, em contrapartida o tom avermelhado do rosé dos puxadores equilibra a composição. O azulejo com estampa cimentícia, que reveste a parede foi escolhido para facilitar o dia a dia e a bancada em porcelanato, que imita mármore carrara, para baixar o custo.
O living gourmet conta com três ambiente -, área da churrasqueira, lounge e piscina-, que apresentam um décor contemporâneo e propicio para o convívio familiar. Para área gourmet, mesa de jantar extensiva, desenhada pelo escritório, e cadeiras com encosto em palhinha. Churrasqueira e bancada revestidas em painéis MDF para trazer sensação de bem-estar e conforto. O lounge precisou de uma pequena intervenção – mudar de lugar a escada que dá acesso à piscina-, que tornou o espaço melhor aproveitado e mais fluído. No layout atual, o design do rack da tv se mistura ao da escada, que tem uma parte feita com Casatelatto Madeyra e um degrau com granito Itaunas (Santori Mármore). Completam o décor, sofá em L com um mix de almofadas soltas, banco de crochê e mesa de centro em MDF. No terraço da morada a diversão fica completa com a piscina, que recebeu revestimento pedra Água Marinha (Palimanan) e automação Hi-tech piscinas. Ao redor, optou pelo deck Madeyra Canela (Castelatto). Para o fechamento dos ambientes, cobriram com trecho de vidro e depois para sombrear utilizaram revestimento vinílico, que lembra fibra natural, por ser mais resistente.
Ainda no pavimento térreo, a porta do depósito, virada para lavanderia, foi fechada e aberta para a sala de jantar, transformando o local em um escritório/ateliê para facilitar a vida da cliente, que trabalha com lembrancinhas personalizadas e scrap. Compacto, o ambiente tem paleta neutra e marcenaria sob medida para garantir o melhor aproveitamento do espaço, com bancada, armários e nichos para acomodar os itens de trabalho da moradora. Na sala de jantar, uma das paredes foi coberta com painel de madeira freijó, tornando o acesso ao escritório/ateliê invisível. O local apresenta oásis de tranquilidade com mesa (Estar Móveis) e cadeiras (Tok Stok), iluminadas pelo pendente de requinte da Yamamura. Ao lado, um buffet imponente em laca branca e espelho emoldurado na parede para favorecer a sensação de amplitude. Por ali também fica a sala de TV, pensada para acolher com comodidade e elegância a todos. A base é neutra, porém o contraponto com o tom azul em alguns detalhes, exaltam o bom gosto e a personalidade do casal. Também entra em cena um confortável sofá retrátil e reclinável, atrás dele um belo aparador com objetos de decorações, que dão um toque de irreverencia. No lavabo a parede de mosaico Etrusco (Castelatto) é o destaque. A bancada com cuba embutida foi feita de mármore Armani, acima um belo espelho, iluminado pelo pendente da Yamamura. Já os metais são importados.
Com um desenho moderno, a escada com estrutura de madeira Cumaru (Pau Pau), presa por um guarda-corpo em vidros (Silvestre), nos leva a área intima da família, que precisou passar pela derrubada do andar inteiro para redistribuir os quartos e melhor aproveitar as áreas. Agora o pavimento superior conta com três suítes e no corredor um depósito cheio de armários camuflados. No dormitório do casal os pendentes foram colocados pendurados sobre criados-mudos em MDF. A cama box possui um mural acolchoado no tom branco, que serve de cabeceira, cria um belo contraponto em relação ao painel de madeira, que esconde o acesso ao banheiro e ao closet masculino, priorizou-se a sofisticação e a escolha por uma paleta neutra. Já o supercloset feminino é rico em divisórias e gavetas para facilitar na hora de escolher o look do dia. A sala de banho do casal é um convite ao deleite. A predominância do revestimento de madeira (JUST LIFE BEIGE BIONDO / Gardenia) e detalhes de branco (EVEREST BLANCO POL / Roca), recriam um espaço relaxante, enquanto a iluminação intimista valoriza o espaço. A banheira de hidromassagem foi separada da área do chuveiro. Ambos são resguardados pelo boxe de vidro (Silvestre).
Para o quarto da filha mais velha uma proposta neutra, que ela pudesse “colorir” de acordo com a vida, crescimento, com seus próprios objetos. O projeto tem cama suspensa, canto de estudo embaixo e guarda-roupa com vidro nas portas. Autenticidade e aconchego são os fios condutores do banheiro da menina. No piso utilizou Golden Calacata (Portobello Shop Gabriel), em contraponto a profissional deu um toque divertido através do revestimento hexagonal Chez Moi Bleu. Já a bancada foi feita quartzo branco estelar (Santorini Mármores) e tem cuba embutida. A marcenaria (PL Móveis) compõe o espaço em perfeita harmonia junto com o belo espelho.
Para a filha mais nova, um quarto lúdico, que faz alusão a uma casinha de boneca. Para criar essa sensação, a dupla utilizou marcenaria inteligente (PL Móveis). O móvel de dois andares acomoda o colchão na parte inferior, enquanto a superior, com direito a proteção lateral em forma de cercadinho de jardim, serve para a criança brincar. Os degraus contam com iluminação, gavetas e nichos para acomodar os brinquedos. Há também uma delicada e charmosa penteadeira escondida na escrivaninha. A porta e a janela dão para um “quintal”, que na verdade é o hall de entrada do quarto, destaque deste espaço, por conta de reproduzir com encanto da fachada de uma casinha. Os puxadores foram executados em formato de coração e quase todos os móveis na cor preferida da pequena “cliente”: o rosa. O banheiro apresenta uma atmosfera moderna. Os detalhes de marcenaria garantiram o ar mais romântico, em contraponto os ladrilhos (ladrilhar) propicia um clima alegre.
Sobre Caravieri Cardoso Arquitetura
Por Regiane Moreira
Imagem: Divulgação