Projeto do corredor BHLS Transoceânica, no Rio de Janeiro, venceu na categoria design de produto, classificação Ouro
O projeto Corredor BHLS Transoceânica, no Rio de Janeiro, do conceituado designer Guto Indio da Costa, realizado pela Metalco do Brasil, foi o vencedor – na categoria design de produto, classificação Ouro, da 9ª Edição do Brasil Design Award – realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Design – ABEDESIGN. O prêmio conta com 10 categorias principais: Branding, Craft For Design, Design de Ambiente, Design de Embalagem, Design de Impacto Positivo, Design de Produto, Design de Serviço, Design Digital, Design Editorial e Design Gráfico. Suas categorias são divididas em 78 subcategorias, e buscam representar o cenário do design nacional.
A cerimônia de premiação do Brasil Design Award aconteceu na última quinta-feira, em São Paulo, e reuniu profissionais e empresas de design, entidades e profissionais que contribuem para a promoção do design nacional. O prêmio tem o objetivo de reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia e no cenário nacional.
O corredor BHLS Transoceânica, em Niterói, utiliza o conceito de “smartcity”, conectando os passageiros e os ônibus. O corredor BHLS Transoceânica é um expresso de ônibus, parte da frota elétrica, com plataformas abertas, transparentes e integradas à paisagem urbana. Os ônibus têm piso baixo alinhado com as calçadas e portas de ambos os lados, facilitando o embarque e o desembarque e permitindo que circulem no corredor e também na cidade. Cada plataforma tem pelo menos 10 bicicletários para que o passageiro deixe a bike, embarque no ônibus e pegue a bike novamente quando voltar. Por fim, cada abrigo tem um “megatotem” eletrônico interligado aos ônibus que informa aos passageiros a posição de cada veículo e o tempo de espera previsto ao longo do corredor. Tudo isso com uma linguagem de design contemporânea, limpa e elegante, com materiais resistentes e de excelente qualidade.
“A cidade de Niterói decidiu mudar a lógica do projeto do Corredor Transoceânica. Ao invés das tradicionais estações fechadas, a Transoceânica ganhou plataformas abertas de embarque e desembarque com amplos abrigos, assentos de espera, lixeiras, bicicletários, wifi, monitoramento de segurança e informação digital – tudo isso com design sofisticado e contemporâneo”, explica Guto. Segundo o designer, todas as paradas são monitoradas por câmeras de segurança. Além disso, os mapas dos trajetos e da região complementam o sistema de informação que também pode ser visto por meio de aplicativo no celular. “Por isso, a Transoceânica não é um corredor de BRTs, e sim de BHLS (Bus High Level of Service)”, disse Guto. Niterói já é considerada uma das primeiras cidades brasileiras no ranking de cidades inteligentes. O corredor Transoceânica é mais um passo na direção de uma cidade cada vez mais conectada.
Sobre Guto Indio da Costa
Guto Indio da Costa é um dos mais renomados e premiados designers do País. Atualmente dirige os núcleos de design e mobilidade no studio Indio da Costa A.U.D.T, ao lado de seu pai Luiz Eduardo Indio da Costa – um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil. Acaba também de assumir a gestão de estratégia e design da divisão MyCitySmart da Metalco. Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em Design no prestigiado Art Center College of Design, passando por Suíça e EUA, os dois câmpus da instituição. Guto lidera uma think tank criativa, que atua de forma estratégica em projetos de design urbano, sistemas de transportes, produtos diversos e experiência de marca. Para saber mais acesse: www.indiodacosta.com
Sobre Metalco do Brasil
A Metalco do Brasil é fruto da união de duas grandes referências na produção e no desenvolvimento de mobiliário urbano – o Grupo Metalco e a Bellitalia. A companhia tem a missão de embelezar os espaços públicos com soluções práticas e inovadoras, alinhadas à grande paixão pelo design. Qualidade e estética são garantidas com o uso de materiais como aço, madeira e concreto em combinações únicas, que resgatam o prazer em se conviver em espaços públicos. Hoje, a Metalco do Brasil já oferece ao mercado nacional portfólio completo de produtos que são fabricados no País. Para saber mais acesse: www.metalcodobrasil.com.br.
Por Mel Camata – PLANIN
Imagem: Divulgação