Com a premissa de aproveitar cada espaço da sala comercial e seus compactos 30m², a arquiteta Mona Singal, à frente do Rua14, e o arquiteto Rafael Zalc, precisaram adequar um programa extenso para receber a Clínica IC, de Odontologia: dois banheiros, recepção com espera, sala de atendimento, copa e sala de esterilização.
O conceito de uma clínica odontológica com acabamentos que fogem do convencional e a criação de ambientes aconchegantes e agradáveis foi realizado através das escolhas dos materiais, como madeira, cimento queimado e concreto, e do mobiliário. Foram selecionados mobiliários de designers brasileiros, com desenho da década de 50 que conversam com peças contemporâneas, e criam uma riqueza de detalhes nos espaços.
Foi demolido tudo o que havia na sala comercial e refeita as paredes, pontos de hidráulica, elétrica, parede com proteção de raio-x e pontos específicos para os equipamentos de uso da clínica.
O projeto é composto por um jogo de portas de correr e painéis, um grande quebra-cabeça de encaixes perfeitos, que setorizam os diferentes usos da clínica e criam ambientes aconchegantes. A sala de atendimento é a que possui maior área e tem a grande janela que requadra a vista da clínica.
A iluminação ganhou um projeto luminotécnico específico, por ser essencial para a atividade desenvolvida pelo profissional que trabalha nessa área. A temperatura de cor das lâmpadas e a posição das luminárias foram bem calculados em função dos usos de cada ambiente.
A Clínica IC é um projeto que se destaca por quebrar o paradigma das cores e acabamentos padrões de uma clínica odontológica, pela ousadia na escolha dos materiais e mobiliários, tornando o ambiente mais aconchegante e agradável para os pacientes.
FICHA TÉCNICA
PROJETO I CLÍNICA ODONTOLÓGICA IC
ARQUITETURA I RUA 141 + RAFAEL ZALC
ÁREA I 30M²
LOCAL I SÃO PAULO
FOTOGRAFIAI ROMULO FIALDINI
RUA 141 CONECTA ARQUITETURA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
One-for-one, para cada projeto para o qual o escritório é contratado, desenvolve-se outro em comunidades carentes. Ao idealizar o Rua 141, a arquiteta Mona Singal pensou em criar um escritório cujo modelo de negócio teria a responsabilidade social como principal conexão à sua atuação como arquiteta. Tendo a Rua como elemento de conexão das cidades, configurando uma rede composta por escalas e identidades distintas, além de ser palco de encontros entre pessoas e trocas culturais. O nome do escritório pontua essa relação com a cidade, além de contar com o modelo de negócio one-for-one (141), para cada projeto que o escritório é contratado, desenvolve-se outro em comunidades carentes. O escritório realiza o trabalho colaborativo, articulando profissionais com expertises distintas, que buscam explorar novas linguagens estéticas. Esse trabalho em rede proporciona ao escritório o desenvolvimento de projetos mais conceituados, ricos em significados e criatividade, além de possibilitar a conexão entre profissionais que estão em diferentes cidades. O resultado é composto por projetos únicos e pensados a partir das necessidades de cada cliente. O trabalho é realizado de maneira cuidadosa e transparente, desde a concepção do projeto até a conclusão da obra. rua141.com.
Por Livia Esteves – Cobogó Relações Públicas
Imagens: Divulgação