Projeto traz imagens captadas em 7 países asiáticos e curadoria que dialoga com a técnica da tecelagem presente em peças produzidas na região
Dos cantos remotos de uma terra sagrada provém culturas milenares mergulhadas em devoção. Com esse conceito, a By Kamy recebe a Exposição Reverência, que acontece de 07/11 a 20/12, em São Paulo. O projeto, que tem produção em parceria com a +FV (empresa especializada em advising e produção cultural de Fernanda Moraes e Vivian Cecco), traz imagens captadas pelo fotógrafo Rodrigo Koraicho em 7 países asiáticos: Mianmar, Índia, Nepal, Laos, Camboja, Tailândia e Vietnã, que se somam a técnica meticulosa da tecelagem criada nessas regiões, criando um ambiente propício para uma imersão nesse universo simbólico.
Segundo o fotógrafo, as imagens transportam o público a um mundo onde se comunga a ideia de que a santidade, entendida como busca pelo divino, pelo transcendental, é possível de ser alcançada por meio da devoção e da reverência. “A exposição traz uma inquietação quanto às concepções intransigentes das tradições religiosas ocidentais, o desejo pela busca de outras proposições de fé, espiritualidade e, por conseguinte, de viver a vida. O projeto expográfico será montado visando usufruir da arquitetura diferenciada do espaço em composição as obras e objetos expostos”, explica Koraicho.
Ainda de acordo com Koraicho, a profundidade da arte, da natureza sublime, complexidade histórica e pluralidade cultural traz encantos que transcendem a técnica e o talento. Essa convergência aparece como vestígios em cada detalhe e é fundamental se atentar a todos eles. Nas variadas fisionomias, crenças e experiências; na cumplicidade, amor e cordialidade; na habilidade e precisão minuciosa. Dedicação sempre cortejada de corpo e alma que se manifesta de várias maneiras, seja por meio de olhares, da arquitetura dos templos ou na arte de tecer. A revelação dessa beleza tão característica é formada por um ingrediente fundamental: a reverência.
O coquetel de lançamento, que é fechado para convidados, acontece no dia 06 de novembro, a partir das 18h30.
Confira outras obras que estarão expostas:
Sobre Rodrigo Koraicho
Com uma trajetória na fotografia iniciada aos 16 anos, Rodrigo Koraicho é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Sua experiência profissional inicial se deu no mercado publicitário, onde trabalhou para a Agência África de Publicidade e Propaganda e junto a fotógrafos do ramo. Hoje desenvolve projetos de autoria própria no Brasil e no mundo.
Por Carolina Prado
Imagens: Divulgação