Arquitetos Fábio Vitorino, Leandro Sumar e Diogo Lemos se unem para criar ambiente de 277m² na CASACOR Santa Catarina / Itapema
Viagens encantam, engrandecem culturalmente, relaxam, aproximam pessoas e também servem de inspiração. Esse foi o ponto de partida para a criação do Restaurante MOOD, com 277 m², projeto assinado pelos Arquitetos Fábio Vitorino e Leandro Sumar para a CASACOR Santa Catarina / Itapema 2018. O espaço é assinado pela dupla em parceria com Diogo Lemos e será o segundo maior ambiente da mostra.
A dupla Fábio e Leandro passou recentemente pela Argentina, Espanha, Estados Unidos, Bélgica, Itália e Indonésia, de onde tiraram inspiração para conceber o espaço MOOD (humor em inglês), uma releitura do restaurante de Balneário Camboriú, que vai atender aos profissionais e visitantes da CASACOR Santa Catarina / Itapema. Fábio Vitorino explica que a expressão “mood” serviu de start para compor com humor os diferentes setores do restaurante, desde os ambientes mais reservados, até os mais centrais e visíveis. Leandro Sumar ainda permanece em viagem internacional, de onde envia novas ideias da Rússia para finalizar o projeto. O Arquiteto retorna na próxima semana.
De Florianópolis, os Arquitetos se formaram na Universidade do Estado de Santa Catarina e embora atuem separadamente, também assinam projetos juntos, tanto na região da grande Florianópolis, quanto em São Paulo. A dupla fez sua estreia na CASACOR Santa Catarina 2017 e fez sucesso com um projeto de 35 m², chamado de Ubuntu, em parceria com Tauan Zanetta. A ideia foi compor uma área de circulação e lavabo, que respeitasse as diferentes etnias, crenças e orientações sexuais, o que ficou impresso em 38 retratos de pessoas diferentes nas paredes do ambiente.
Sair dos 35 m² do ano passado, para os 277 m² deste ano foi um desafio, segundo Fábio. “Chegaram a nos chamar de loucos quando sabiam do tamanho do espaço deste ano, mas isso nos motivou ainda mais a surpreender as pessoas em cada detalhe do projeto. Apostamos numa pegada mais comercial nesta edição, contrapondo com o projeto passado, onde investimos em conceito”.
O ambiente possui como base os diferentes momentos e estilos de vida e tem como apoiadores oficiais o próprio MOOD Restaurante, além da Deca, Berneck, Elizabeth Porcelanato, Faixa Preta, Inkor, Mels Brushes, Moda da Casa Decoração, Natuzzi Editions BC e SC Mármores. O resultado é o relacionamento vivo, motivado pelo tema deste ano da mostra, “A Casa Viva”. Assim, o diferencial é a criação, em um mesmo ambiente, de espaços distintos para diferentes ocasiões. O restaurante investe numa arquitetura de interiores sofisticada, onde o clássico e o contemporâneo se harmonizam em um tom refinado e atemporal, com tendências do décor europeu. Destaque para o uso de veludos holandeses nos sofás e cortinas, a paginação marcante no piso e o uso de pedras semipreciosas.
O espaço é o segundo maior da mostra deste ano, ficando atrás apenas do Boulevard. “Nosso maior desafio foi arranjar fornecedores para um espaço tão grande e ainda por cima funcional, por isso somos muito gratos a quem acreditou no nosso projeto. Esperamos conquistar visibilidade, promover festas e a integração das pessoas, proporcionando momentos de descontração e boas risadas”, pontuou Fábio Vitorino.
O restaurante foi criado pensando na funcionalidade, no encontro diário das pessoas para um bate papo, desfrutando de bons drinks e uma boa refeição. “Esperamos que o espaço se torne referência para a CASACOR como um local de encontros ocasionais e festas”, acrescenta.
Para a dupla a Arquitetura é uma arte, que possui o poder de influenciar as sensações das pessoas, onde um ambiente bem planejado pode favorecer o convívio, o bem-estar, a harmonia, trazendo calma, aconchego e diversão. “A proposta do nosso ambiente é essa, transformar o dia a dia de cada um, sem que percebam que é o próprio lugar que influencia no seu humor”, finaliza Fábio.
Sobre os Arquitetos
A ligação com a arquitetura começou durante o colégio. Antes mesmo de pensar em que curso seguir a dupla já rabiscava no caderno ambientes de interiores, móveis, croquis e já alimentava o interesse pelo funcionamento de móveis, visitando mostras e buscando conhecimento.
O arquiteto Fábio Vitorino tem passagem em renomados escritórios do Brasil e hoje atua nas regiões sul e sudeste do país realizando projetos de interiores e arquitetônicos residenciais e comerciais. O arquiteto Leandro Sumar, atua na área da construção civil junto de construtoras e realiza projetos de interiores e arquitetônicos, sendo comerciais e residenciais, também é responsável por um projeto social atuante na grande Florianópolis.
Leandro ainda participa da ação Cidades Invisíveis, na capital, onde é mentor e responsável pelo urbano social do projeto, desenvolvendo ações sociais e dando consultoria e suporte ao projeto social, na área de execução das atividades ligadas a Arquitetura e Urbanismo. Leandro ajuda a criar e idealizar espaços de convívio social.
Ambos ganharam o prêmio de ambiente mais original e melhor projeto escolhido pelo público na CASACOR SC 2017 FLORIANÓPOLIS.
Por Agência A Assessoria
Imagens: Rafael Ribeiro