SOCIAL
To Top

Vitra em Milão – Mostra “Typecasting” apresenta coleções de objetos com curadoria de Robert Stadler

A Vitra – uma das maiores empresas de fabricação de design do mundo – participa, mais uma vez, da Milan Design Week. Dessa vez, a partir de 17 de abril, a marca apresenta a exposição “Typecasting – Uma coletânea de peças novas, icônicas e esquecidas”, que acontecerá na famosa arena esportiva La Pelota.

A mostra conta com mais de 200 itens escolhidos pelo designer Robert Stadler, que faz, na ocasião, sua primeira colaboração com a Vitra, e traz peças atuais do portfólio da marca ao lado de grandes ícones, edições especiais e protótipos futuros. Com a exibição, a marca pretende transmitir a mensagem da função social do mobiliário na sociedade de hoje.

Stadler olha para os objetos nessa instalação fora do contexto das categorias convencionais de mobiliários, como por exemplo seus usos funcionais e origens históricas. Em vez disso, o designer os considera como personagens e os coloca no grupo que reflete padrões de comportamentos estereotipados e perfis de personalidades na sociedade contemporânea. Esse reagrupamento de trabalhos individuais também revela novas conexões, narrativas e possibilidade de interpretações do Projeto Vitra.

Outra questão central da exibição é como mudanças na sociedade podem afetar tipologias de mobiliários já consagradas. Para isso, diversos designers – incluindo Konstantin Grcic, Barber e Osgervy, Ronan e Erwan Bourollec e Commonplace Studio – foram convidados a desenvolver ideias para um espaço coletivo nomeado “The Communal Sofa”, que conta também com a colaboração de Robert Stadler.

Além disso, o Vitra Design Museum irá ter seu próprio estande em La Pelota, que apresentará ao público novos projetos da marca. O museu focará nas novas peças da Miniatures Collection, assim como no projeto Atlas of Furniture Design, uma referência bibliográfica única na história do mobiliário moderno, que será publicada ainda no primeiro semestre de 2018 e apresentada ao público pela primeira vez em Milão.

Serviço

Vitra, La Pelota
Via Palermo 10, 20121 Milão
17 a 21 de abril, das 10 às 21h
22 de abril, das 10h às 18h

Sobre a Vitra

Empresa familiar, a Vitra foi fundada no início da década de 50 pelo empresário Willi Fehlbaum e sua esposa Erika Fehlbaum quando o casal descobriu, durante sua primeira viagem aos Estados Unidos, o mobiliário de Charles & Ray Eames em uma loja de Nova York. O entusiasmo com o projeto os levou à decisão de, regressando à Suíça, tornarem-se fabricantes dos produtos de Charles e Ray Eames, George Nelson, Alexander Girard and Isamu Noguchi na Europa. O primeiro produto da marca, reconhecido mundialmente, foi a Panton Chair, desenvolvida na década de 1960 por Verner Panton e que hoje faz parte do acervo de design clássico do Museu Pompidou, em Paris. A Vitra é mais do que uma das maiores empresas de fabricação de design. O nome também representa o Vitra Design Museum, que possui uma das maiores e mais importantes coleções de mobiliário em todo o mundo. Construído na década de 1980, com projeto do renomado arquiteto Frank Gehry, o museu se tornou uma instituição cultural amplamente respeitada com uma infinidade de atividades, como exposições sobre design e arquitetura. Em 2010, foi construído o VitraHaus, pelos arquitetos Herzog & de Meuron, e a aclamada flagship store da Vitra, no Campus Vitra, em Weil am Rhein, na Alemanha.

 

 

 

Por Stephanie Mazzarello

Imagem: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Acontece

A Revista USE é uma publicação inédita no Brasil sobre o design intrínseco nas mais variadas peças do mobiliário, decoração e artigos de desejo que traduzem nossa relação com o mundo e tudo o que nos cerca.

Portal - No portal vocês poderão conferir notícias atualizadas diariamente sobre o mundo da decoração, suas inovações e tendências.

Revista - Com publicação quadrimestral, a revista impressa reúne o que há de mais inusitado do mundo do design com distribuição em todo Brasil, tem duas versões: impressa e digital.

Revista USE. 2023 - Todos os direitos reservados.