O quarto precisa ser o ambiente mais aconchegante da casa, já que é nele que descansamos e recarregamos as energias. Também precisa ser funcional para facilitar a nossa vida. Por isso é tão importante contar com apoio profissional definir os móveis, sua disposição e até os itens decorativos. Conheça seis projetos inspiradores de suítes para diversas idades e perfis.
01 – Suíte do Rapaz
Engana-se quem pensa que os homens não se importam com decoração. Eles podem até ser mais exigentes que as mulheres quando se trata do próprio “refúgio” dentro de casa. Para eles, unir personalidade com praticidade e conforto é fundamental. A arquiteta Viviane Loyola utilizou elementos naturais, móveis sob medida e mobiliário contemporâneo para um espaço completo, com área de descanso, estudo, closet e banho. O mix de sensações começa com a combinação entre o calor dos painéis MDF e a imponência do mármore Gris Navagio, que revestem as paredes. Com layout limpo e totalmente integrado, Viviane traz jovialidade sem perder a elegância, pontuada pelo mobiliário da Artefacto e a escolha refinada dos revestimentos. Espetáculo à parte, o mobiliário planejado da S.C.A. traz sistema de trilho embutido no forro, o que confere um visual mais clean e sofisticado. Além disso, as portas em vidro refletente do closet são realçadas pelo projeto luminotécnico. As prateleiras em ferro com cachepô suspenso dão um toque industrial contemporâneo, contrastando com o painel ripado em marcenaria com iluminação embutida e forro também revestido em madeira.
02- Suíte Master do Casal
Um ambiente confortável e sofisticado, voltado para casais que prezam por qualidade e bons momentos. Essa é a proposta do arquiteto André Bertoluci em um espaço com 80m2, que surpreende com a integração entre home office, cinema e suíte. O espaço reflete um novo jeito de morar e se expressar onde as atividades entre os casais são compartilhadas. A entrada de todo o espaço é feito em laca acetinada Todeschini Batel, mesmo material usado nas laterais da cama king size. Para tornar a integração uma realidade, Bertoluci lançou mão de um projeto de automação que oferece sistema integrado, com tela de projeção e projetor de alta definição, módulos controladores que criam cenários de iluminação e total controle de áudio, vídeo e persianas. A criação de uma área de hobby x home office permite que a suíte tenha múltiplas funções: descansar, relaxar ou trabalhar.
Todo o mobiliário solto é Artefacto. Na área de vestir, outras inovações. Bertoluci optou por uma sala de banho integrada ao closet. O jardim vertical instalado como parede verde é feito de diferentes musgos e emolduram a pia.
03 – Suíte Romântica
O projeto assinado por Gisele Busmayer e Carolina Reis reúne quarto, home office e sala de TV em um único espaço. A paleta de cores no cobre, rosa e menta exalam romantismo e uma certa ousadia, características de uma mulher cheia de personalidade. As formas orgânicas do mobiliário Artefacto representam essa personalidade versus fragilidade. A cama Nouveau no tom Blue Ice dá um ar fresco e representa serenidade. Já o sofá Illi e as telas evocam delicadeza e sensibilidade.
04 – Suíte das Artes
A Suíte Master de Ivan Wodzinsky é contemporânea e, ao mesmo tempo, cheia de referências dos anos 80. São 87m² pensados para um casal moderno e apreciador das artes. Tons neutros ditam a base do projeto, que ganhou revestimentos sóbrios e mobiliário Artefacto. Um dos destaques é a cabeceira Piet King, com abas estofadas, estrutura em aço inox gold e tapeçaria em veludo Ponzio grafite. Suas abas articuláveis servem de fundo para os criados Bergé em aço inox gold e acabamento highgloss Blanc. Em frente às obras de arte da Artefacto Art Collection de Sérgio Gonçalves, está a composição de estantes Tournai. Uma grande coleção de quadros e fotografias, cuidadosamente selecionados e combinados, cobre a parede adjacente da suíte. Com materiais refinados,madeira e mármore a sala de banho ganha imponência e muita personalidade. Mantendo a originalidade e preservando a maximização do espaço, vigas e colunas continuam aparentes,enquanto móveis, texturas e adornos transformam a suíte em uma verdadeira experiência sensorial.
05 – Suíte da moça
Com generosos 77m², essa suíte de Marcelo Lopes é inspirada na delicadeza e sofisticação de cada detalhe da personalidade feminina. A leveza do décor revela um espaço autêntico, repleto de peculiaridades que promovem o despertar dos sentidos por meio das formas, texturas e cores dos materiais e revestimentos. Além de todo o cuidado no planejamento estético, a suíte atende às necessidades do dia a dia, separando o espaço de descanso, estudo e higiene. As lâminas em madeira natural que forram as paredes e o perfil metálico que cobre o teto deixam o espaço acolhedor. No mobiliário Artefacto, o arquiteto usou cores que remetem a personalidade da jovem como o sofá Illi em Veludo Ponzio Blush e a delicada cabeceira Piet Palha com abas. Elas acolhem os criados Emmy em fino acabamento high gloss Blanc e metais rose. A suíte transpira jovialidade e sofisticação.
06 – Suíte para avós
Nada de velhinhos assistindo TV ou fazendo tricot. Essa suíte foi feita para uma nova geração de avós, conectada à tecnologia e à agilidade. O projeto da arquiteta Gabriela Casagrande tem como objetivo proporcionar sofisticação e bem estar, ao lançar mão de materiais naturais, e, claro, de praticidade. O uso de cores claras e texturas com toque suave, como o linho, torna o espaço mais acolhedor. O couro, os painéis em marcenaria, o piso de madeira e o mármore Paraná deixam o espaço requintado. A iluminação indireta foi escolhida para deixar o quarto mais aconchegante, e o mobiliário da Artefacto, assim como o painel atrás da cama, desenvolvido especialmente para a suíte, ressaltam a aura do ambiente. A suíte é totalmente automatizada, incluindo iluminação, televisão e cortina, controlados por smartphone.
Por Emily Kravetz
Imagens: Eduardo Macarios