A simetria e o estilo inglês foram o ponto de partida do paisagismo da residência de um casal, ele empresário do ramo de educação, e ela artista plástica, para a nova moradia. Localizada em um condomínio horizontal em Curitiba, coube ao paisagista Wolfgang Schlögel transportar o estilo arquitetônico da casa para o jardim frontal e a área de lazer. Com total liberdade para a criação dos novos espaços de convívio, sobriedade, elegância e conforto, típicos de um projeto inglês, foram as metas. Como o imóvel era novo, foi ele quem dimensionou e situou a piscina, o deck e o mobiliário.
Ao olhar pela primeira vez para o espaço disponível, Wolfgang foi tomado por uma sensação de aconchego e teve cuidado com as proporções para não poluir os ambientes. Com os muros em grafite, foram usados o preto no mobiliário e o deck em madeira natural para abraçar o colorido jardim vertical. Quanto às plantas, foram utilizadas aquelas que aceitam a poda, como buchos e podocarpos para emoldurar, e alfazema para colorir e exalar perfume. Já no jardim vertical aspargos dão movimento e as bromélias de sol são as responsáveis por um colorido discreto.
Durante a execução, a maior dificuldade encontrada foi alimitação do espaço no terreno e a altura dos muros. A solução foi reduzir o tamanho da piscina e oferecer mais espaço para o convívio na área de deck. Os muros altos foram pintados em cor neutra para diminuir seu impacto visual, além de receber o jardim vertical em 50% de sua altura.
Fonte: Marina Portella – Prime Comunicação