Tons neutros e isolamento acústico são premissas do projeto feito para um jovem morador
Localizado no Greenville Salvador, este apartamento de 195m² já estava em obra quando o escritório Manarelli Guimarães Arquitetura, dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, foi chamado para intervir no projeto. O dono – um jovem solteiro, pai de um filho já saindo da adolescência e bastante receptivo com os amigos e familiares –, sentia a necessidade de se mudar para uma casa maior e mais aconchegante para receber seus convidados e poder trabalhar com mais tranquilidade.
Por conta disso, o projeto tem como base principal o conceito de integrar os ambientes ou isolá-los, dependendo da vontade do morador. A sala de jantar, varanda gourmet e cozinha, por exemplo, com um simples deslizar de portas – feitas em marcenaria – podem ter a comunicação entre os espaços ou o total isolamento.
Nas cores do décor, pelo cliente não ser fã de tons fortes e muitos coloridos, os arquitetos optaram por uma base neutra, com iluminação dramática e que valoriza os tons da madeira caramelo e bege off white, escolhidos para o mobiliário. Os objetos, que recebem um pouco mais de cor, aparecem na produção, como as cadeiras em vermelho na varanda, por exemplo, que fazem parte de um mobiliário atemporal.
A cozinha, que fica ao lado de uma varanda gourmet no estilo de uma “copa”, também recebe a base clean de todo o imóvel. Equipada com todos os eletrodomésticos necessários, o ambiente tem um balcão de mármore com duas banquetas que são ótimas para refeições rápidas. A sala de jantar, logo ao lado, acomoda confortavelmente seis pessoas e tem entrada para a cozinha, varanda gourmet e para o living, mas, por permitir o isolamento desses ambientes, é um espaço intimista e com muita privacidade.
O living, com mobiliário planejado, possui acabamento personalizado que criam um espaço neutro e harmônico. Quadros, vasos de plantas e uma decoração minimalista contrastam muito bem com o branco e o caramelo do sofá e das poltronas.
A divisão do quarto foi projetada a partir das necessidades do cliente: em seu apartamento anterior, o seu closet era pequeno, por conta disso, pediu aos arquitetos mais espaço no closet da casa nova.
Já o home office, que antes estava previsto dentro do quarto, uma intervenção foi feita e o espaço foi retirado do quarto, mas permaneceu ao lado, em uma espécie de “antessala”, com privacidade e conforto para o cliente desenvolver suas pesquisas e até mesmo receber colegas de trabalho, caso seja necessário.
Na parte externa, a varanda principal, com visão para a grande área verde do bairro de Pituaçú, em Salvador, na Bahia, recebe o charme da persiana motorizada da Hunter Douglas. Quando aberta, isola o ambiente da vista externa, porém não bloqueia completamente a luz solar, permitindo uma iluminação natural e leve para o apartamento.
Fornecedores:
Mobiliário: Sierra
Produção: AD Design
Revestimentos e Metais: Fonseca
Sobre Manarelli Guimarães Arquitetura
Há 11 anos, os arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães comandam o escritório com sedes em São Paulo e Salvador. Como foco de trabalho, eles apostam na essência de viabilizar a arquitetura e a decoração dentro da personalidade e do modo de vida dos clientes. A linha inspiracional que compõe os ambientes carrega uma mistura equilibrada de cores, detalhes e imprime os diferentes estilos de vida dos clientes. Em mais de uma década de trajetória, atuam em diversos estados brasileiros e no exterior, com projetos executados nos Estados Unidos e Portugal.
Instagram: @manarelliguimaraesarquitetura
Por Pauta DC33
Imagens: Divulgação